quarta-feira, 27 de junho de 2012

CORPO E MENTE EM EQUILÍBRIO CONTRA O CÂNCER

O paciente com câncer possui uma série de necessidades que integram o tratamento médico. Aspectos psicológicos, sociais e espirituais do ser humano devem ser levados em consideração e o paciente precisa ser tratado em sua integralidade. A fisioterapia e a reabilitação estão inseridas neste contexto e são práticas necessárias para a recuperação de alguns pacientes oncológicos que passaram por cirurgia ou sessões de radioterapia e quimioterapia. "Procuramos atender o paciente em sua totalidade, promovendo a reabilitação, avaliando a dor e visando a sua recuperação o mais rápido possível", afirma a fisioterapeuta Priscila Mendoza, do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC).

Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard revela que 42% dos pacientes oncológicos norte-americanos utilizam pelo menos um tratamento complementar em conjunto com o tratamento tradicional. No Brasil, este número é ainda maior. 48% dos pacientes com câncer associam terapias complementares à medicina convencional. "Não se trata apenas de eliminar o tumor. O bem estar e a qualidade de vida devem ser observados com rigor e, em relação à fisioterapia, o Centro de Medicina Integrada do IPC foi o pioneiro em oferecer fisioterapia convencional aliada às terapias complementares em um mesmo espaço físico". Os benefícios para o paciente são enormes, comenta o cirurgião oncológico Ricardo Antunes, diretor do IPC e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

As terapias complementares realizadas em conjunto com a fisioterapia convencional são terapias de pedras quentes, tratamento com argila ehidratação facial e corporal. A fisioterapeuta Priscila Mendoza explica que "para cada paciente um plano de ação específico é desenvolvido com uma ou mais técnicas associadas’. Cerca de 80 % dos pacientes atendidos no Centro de Medicina Integrada do IPC são mulheres em tratamento do câncer de mama. A associação das técnicas convencionais de fisioterapia com técnicas complementares é muito importante para a recuperação dos movimentos do braço".


O Instituto Paulista de Cancerologia foi o primeiro centro de tratamento do câncer a oferecer esta alternativa para seus pacientes em um mesmo local de atendimento. "As terapias complementares aumentam a capacidade do corpo de lutar contra o câncer, diminuindo possíveis efeitos colaterais da quimioterapia e da radiação, como cansaço, enfraquecimento do sistema imunológico e depressão", finaliza Dr. Antunes.

É importante diferenciar terapias complementares de terapias alternativas. As primeiras complementam o tratamento convencional e têm mostrado excelentes resultados. Já as terapias alternativas são tratamentos não aprovados realizados com o intuito de substituir o tratamento convencional podendo ser prejudiciais ao paciente.

TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA CONVENCIONAL E TERAPIAS COMPLEMENTARES A


DISPOSIÇÃO DOS PACIENTES EM TRATAMENTO NO IPC

FISIOTERAPIA

• Drenagem Linfática Manual – preventiva ou terapêutica em linfedemas de pós-operatório;

• Terapia Física Complexa – associação da drenagem linfática, enfaixamento compressivo funcional, exercícios e cuidados com a pele para pacientes com linfedema;

• Cinésioterapia – alongamento e exercícios para restaurar ou melhorar o desempenho de segmentos corporais comprometidos;

• Eletroterapia – método que utiliza corrente elétrica para diminuição da dor;

• Exercícios respiratórios – reabilitação respiratória em casos específicos;

• Termoterapia e Crioterapia – utilização do calor e do frio para alívio da dor e diminuição de espasmos.

TERAPIAS COMPLEMENTARES

• Pedras Quentes – colocação de pedras aquecidas sobre o corpo aliada à massagem para diminuir a tensão e promover uma melhor circulação e relaxamento corporal;

• Argila – terapia com argila pura ou associada a ervas terapêuticas;

• Hidratação facial e corporal – diminuição dos efeitos da quimioterapia e da radioterapia que podem ressecar a pele.

Fonte: Jornal Câncer nº 77
http://www.sbcancer.org.br/home2/site/index.php?option=com_remository&Itemid=135&func=startdown&id=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário