terça-feira, 26 de junho de 2012

AUMENTO DA OBESIDADE NO BRASIL

Cresce a cada ano o índice de obesidade na população brasileira. Segundo os médicos endocrinologistas falta ao brasileiro educação para se alimentar. O excesso de gordura, açúcar e sal na alimentação provocam obesidade, hipertensão e diabetes que por sua vez levam à morte por doenças cardiovasculares.

Além de se constituir em problema pelos riscos decorrentes do sobrepeso em si – como doenças do coração e diabetes – o sobrepeso é causado por uma alimentação pouco saudável. O desafio dos brasileiros é entender que sua alimentação pode ser a diferença entre a saúde e a doença e que podemos resgatar antigos hábitos saudáveis como por exemplo comer inhame, batata doce, fruta-pão, cuscuz, inhame no cafe da manhã. Na hora da pressa, da falta de tempo optar por uma fruta. Entre comer na rua uma coxinha ou outra fritura preferir uma fruta como  maçã ou banana. Ter sempre na bolsa uma pequena porção de castanha do Pará, nozes, semente de abóbora ou um pouco de gtranola "para enganar a fome" ao invés de uma barra de chocolate.

A recomendação dos médicos, nutricionistas e nutrólogos é que durante o dia sejam consumidas 5 porções de frutas e legumes. Para isso é preciso começar a introduzir esses alimentos desde a primeira refeição do dia. E ter como desafio incluir no almoço - todos os dias - uma salada (variando o tipo para ficar mais agradável e saudável). No fim da noite quando sentir uma fominha, coma uma fruta ou um suco natural (a fruta é mais rápida!).

Praticamente metade, ou seja, 49% da população brasileira têm excesso de peso, revelam dados da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada pelo Ministério da Saúde.

Indivíduos com sobrepeso são aqueles que têm o Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 29,9 kg/m² (a definição não vale para crianças, idosos ou gestantes). Já são considerados obesos os que têm 30 kg/m² ou mais. O IMC é obtido dividindo-se o peso da pessoa pela altura ao quadrado.

O levantamento, divulgado anualmente pelo Ministério, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física. A pesquisa coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal e contou com mais de 54 mil pessoas, entrevistadas em 2011.

O aumento da obesidade e do excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina.
A pesquisa mostra como fator de risco o grande consumo de refrigerantes, carne e leite integral, que é rico em gorduras. Por outro lado, a pesquisa também mostra que o nível de escolaridade interfere positivamente nos hábitos alimentares. "Quem tem mais de 12 anos de escolaridade, consume mais hortaliças.


"Se não quisermos chegar ao patamar dos Estados Unidos, que tem mais de 25% da população obesa, agora é a hora de agir", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele acredita que o acordo com a indústria de alimentos para redução de gordura, assim como o acordo recente feito com escolas para a promoção da alimentação saudável, são medidas que devem ter impacto na tendência de obesidade no futuro.


Fontes: M.Saúde/
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/04/10/metade-da-populacao-brasileira-tem-excesso-de-peso-mostra-pesquisa.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário