sexta-feira, 8 de junho de 2012

CUIDE DE SEUS SENTIMENTOS

Cuide de sua saúde

É muito comum os cuidadores descuidarem da sua própria saúde enquanto providenciam o melhor cuidado possível para a pessoa amada. Maus hábitos alimentares, insônia, estresse e depressão são problemas frequentemente encontrados entre os cuidadores.
Neste momento, é importante que você tenha consciência de que negligenciar a sua saúde não é nada bom. Por isso, algumas mudanças podem ser fundamentais para lhe ajudar a manter o equilíbrio físico e emocional, como por exemplo:

- Mantenha bons hábitos alimentares - pelo menos 3 refeições balanceadas por dia.

- Durma de 6 a 8 horas contínuas por noite.

- Pratique exercícios físicos - pelo menos 3 vezes por semana.

- Descanse quando for possível.

Ver alguém que você ama doente é muito difícil. Saiba que você pode enfrentar momentos de altos e baixos, de desânimo, incerteza e dúvidas. Por conta disso, sugerimos que você também tenha um espaço para falar sobre o que está sentindo.

Que tal procurar um amigo ou uma pessoa de confiança que seja capaz de ouvi-lo? Se isso não for suficiente, procure a ajuda de um profissional, o psicólogo. Ele lhe proporcionará um espaço neutro de escuta e acolhimento.
Tire um tempo só para você

Mesmo que seja somente algumas horas. Marque um café com um amigo, vá cortar o cabelo, fazer as unhas, uma massagem ou vá ao cinema. Saiba que tirar esse tempo para você é importante, pois lhe dará mais ânimo e capacidade de continuar cuidando da pessoa que você ama.
Lembre-se de que todo cuidado que você dispensar a você será também um cuidado que você está tendo com todos a quem você ama.


Fonte: http://www.oncoguia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário