terça-feira, 26 de junho de 2012

Exercícios ajudam a prevenir câncer de mama após menopausa, diz estudo

Mulheres que praticam exercícios com intensidade moderada poder ser menos propensas a desenvolver câncer de mama depois de já terem entrado na menopausa, sugere um estudo publicado no jornal Cancer na segunda-feira, 25, por pesquisadores americanos.


O estudo avaliou mais de 3 mil mulheres e foi constatado que aquelas que já estão na menopausa e começaram ou mantiveram atividades físicas tiveram menos chances de ter câncer de mama. Segundo os pesquisadores, qualquer tipo de exercício - sem exageros - foi capaz de reduzir a incidência da doença.

As descobertas somam-se a outros estudos que relacionaram exercícios à redução da incidência de câncer de mama. Mas como os demais, o recente trabalho não prova que é a atividade física em si que reduz o risco do câncer. Ainda assim, de acordo com a pesquisadora Lauren McCullough, há muitas razões para crer que ginástica e esportes têm um papel importante no combate à doença.

Segundo Lauren, uma das razões indiretas é a redução de gordura do corpo. O excesso de gordura é relacionado ao alto nível de determinados hormônios, incluindo o estrogênio, assim como substância ligadas ao crescimento corporal, que podem estimular o desenvolvimento do tumor.

Mas o exercício pode ter efeitos diretos, diz a pesquisadora. "A atividade física estimula o sistema imunológico e o corpo a combater radicais que danificam células saudáveis", afirma Lauren, que apesar dos indícios do estudo, lembra que alguns aspectos são apenas especulação de sua equipe.

A doutora, porém, diz que as descobertas reiteram a importância de se manter uma boa saúde, o que inclui atividade física frequente, durante a vida adulta. "O que podemos dizer é que se exercitar faz bem", finaliza.

Fonte: O Estado de S.Paulo in http://www.oncoguia.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário