sexta-feira, 20 de julho de 2012

CÂNCER DE PRÓSTATA:PRECONCEITO QUE MATAS

O câncer de próstata deve ser diagnosticado em 1.130 homens mato-grossenses este ano, ou seja, 70,69 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Esse índice é bem superior à média brasileira, que é de 62,50 novos diagnósticos para cada 100 mil brasileiros. Para Cuiabá, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, são ainda piores.

Conforme dados do instituto, em 240 habitantes da capital o câncer de próstata será descoberto em 2012, o que representa uma incidência de 86,31 para cada 100 mil habitantes. No estado, 262 casos devem evoluir para a morte.

No Brasil, 12.778 homens morreram dessa modalidade de câncer em 2010, último dado sobre mortalidade disponível nas estatísticas do Inca.

O preconceito e o medo continuam sendo as grandes barreiras para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, 68% dos homens disseram que nunca fizeram o exame, 77% que não realizam o exame de toque, considerado um dos mais importantes para a descoberta da doença, por preconceito. Já 54% têm medo, enquanto 40% desconhecem os sintomas da doença.

O oncologista clínico Fernando Sabino Monteiro, do Hospital Santa Rosa, que hoje à noite apresenta um novo medicamento aos médicos que atuam no tratamento dessa modalidade de câncer, diz que a doença tem 90% chance de cura quando descoberta na fase inicial.

Se o tumor é pequeno e o PSA (exame de sangue que mostra níveis de substâncias na próstata) estiver abaixo de 10, diz, as possibilidades de o tratamento resultar em cura total podem até passar dos 90%.

Sabino Monteiro, entretanto, destaca que é necessário que o homem se liberte dos tabus e aceite o exame de toque em nome da defesa da própria saúde. Conforme ele, muitas vezes os níveis de PSA se apresentam baixos nos exames, mas próstata está alterada, o que somente o toque poderia detectar. O primeiro exame, diz, deve ser feito aos 40 anos e aos 45 passar a ser repetido anualmente.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Fonte: O NORTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário