quarta-feira, 18 de julho de 2012

CUIDADOS QUE O ALÉRGICO DEVE TER


VEJA ALGUMAS DICAS PUBLICADAS NA PÁGINA DE SAÚDE DA UOL:
Colocar roupa que estava guardada sob o sol previne crises alérgicas.VERDADE: o sol tem realmente o poder de matar os ácaros que se acumulam nas roupas guardadas dentro dos armários por longos períodos, mas a estratégia só funciona se for um dia inteiro, e de sol forte. "O que eu recomendo, por ser mais eficiente e prático, é lavar as roupas antes de usar", diz a alergista Ana Paula Moschione.
Alérgenos são os elementos que provocam alergia para aquela pessoa – os mais comuns são ácaros, mofo, pelos de animais e certos alimentos. Mas os alérgicos também sofrem com a hipersensibilidade a elementos irritantes como fumaça de cigarro, cheiro de gasolina e a baixa umidade relativa do ar.
Edredon é melhor do que cobertor. VERDADE: a alergista Ana Paula Moschione recomenda que os cobertores sejam substituídos por edredons porque estes são feitos de material que retém menos poeira. Outra sugestão da médica para a casa de alérgicos é colocar os bichinhos de pelúcia uma noite por semana dentro do freezer, para matar os ácaros.
Existe vacina para alergia. MITO: o que popularmente se chama de vacina é o tratamento de imunoterapia. "Trata-se de expor o paciente a quantidades cada vez maiores do que lhe causa alergia, dessa forma, tentar mudar a classe de anticorpos usada pelo corpo na defesa", explica o doutor em imunologia Eduardo Finger. O tratamento é demorado, podendo levar até três anos, e não cura definitivamente da alergia. "O mais comum é que os sintomas voltem aos poucos, com o passar dos anos", diz Finger 

Crianças que convivem com bichos têm menos alergia na vida adulta. VERDADE: a chamada "hipótese da higiene" (tese que defende que se formos ''limpos'' demais temos mais chances de desenvolvermos alergias e doenças autimunes) está ganhando força no meio médico, com diversos estudos que a confirmam. "Quando, na infância, se tem menos contato com sujeira e bactérias, como as trazidas pelos animais, o sistema imunológico tende a ficar desequilibrado", diz doutor em imunologia Eduardo Finger.
Comer um alimento a que se tem alergia pode matar? VERDADE: a alergia alimentar pode se manifestar como uma leve coceira nos lábios indo até reações graves em órgãos essenciais. Os casos graves, no entanto, são raros, garante a alergista Ana Paula Moschione. "A maior incidência de alergia alimentar se dá entre as crianças de cinco a seis anos; cerca de 6% da população pediátrica tem", diz. A reação mais comum é a de urticária na pele, que se inicia em no máximo duas horas após a ingestão. Os alimentos que mais causam alergia são: leite, ovos, trigo, soja, amendoins e crustáceos.
Depois de adultas, as pessoas não desenvolvem novas alergias. MITO: "No início da puberdade é comum haver uma mudança de padrão nas alergias; cai a incidência de alergia alimentar e cresce a alergia a ácaros", diz o imunologista Eduardo Finger. Ainda assim, ninguém está livre de "ganhar" novos tipos, que podem aparecer a qualquer momento da vida, sem nenhuma razão aparente.
Bombinhas para asma fazem mal ao coração. MITO: as substâncias usadas nas bombas contra a asma são similares à adrenalina e, portanto, elas aceleram um pouco o coração e elevam a taxa de açúcar no sangue. "Numa pessoa saudável, isso não acarreta nenhum problema. É como tomar um susto", diz imunologista Eduardo Finger. Elas, porém, devem ser evitadas por quem tem problemas renais, cardíacos e diabete.
Aspirador de pó deve ser usado sempre na casa de alérgicos. MITO: a maioria dos aspiradores de pó apenas coloca os ácaros em suspensão, garante a alergista Ana Paula Moschione. Os únicos recomendados são os com filtro de água ou do tipo Hepa (sigla para High Efficiency Particulate Air), que devem ser trocados anualmente. A outra alternativa é lavar os tapetes e limpar a casa diariamente com um pano úmido.

As duas manifestações mais comuns de alergias são nas vias respiratórias (com espirros, coceira, coriza e nariz entupido) e na pele (com inchaço, vermelhidão, coceira e prurido). Embora ninguém saiba responder exatamente o porquê, a incidência das alergias vem crescendo no mundo.





As alergias são uma resposta atrapalhada do sistema imunológico, resultado de um desequilíbrio entre seus dois mecanismos de defesa e um erro de interpretação sobre o que configura um risco ao organismo, afirma Eduardo Finger, doutor em imunologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento do laboratório Salomão Zoppi.


“Ter uma urticária solar, caso da pessoa cuja pele incha e coça ao se expor ao sol, vem de um ‘erro de programação’, porque o sol não é uma ameaça. É o que muitos chamam de desimunidade”, afirma o imunologista.

Segundo o médico, o sistema imunológico funciona como uma barreira, determinando o que pode e o que não pode estar dentro do corpo. “Para eliminar o indesejável, ele tem dois mecanismos. Um visa matar e eliminar completamente o que é indesejável – usado para combater bactérias e vírus, em geral se manifestando como febre e dor. O outro que visa expelir sem destruir – como o corpo tenta fazer com um verme, por exemplo, que é grande demais para ser destruído”, diz Finger.

Nas alergias, o segundo mecanismo é ativado, mas para combater algo que não é realmente uma grande ameaça ao organismo. É como se o sistema imunológico usasse seu poder de fogo total para expulsar um simples grão de pólen.
http://noticias.uol.com.br/saude/album/2012/07/10/alergicos-sofrem-mais-com-o-frio-saiba-mitos-e-verdades-sobre-a-alergia.htm#fotoNav=1


Nenhum comentário:

Postar um comentário