domingo, 1 de julho de 2012

CUIDE BEM DOS SEUS PÉS


1º PASSO:
Lavar e secar, principalmente entre os dedos, também é recomendado o uso uniforme de talco (de preferência os de polvilho). Aqueles que costumam suar muito nos pés devem dar preferência aos sprays antitranspirantes.
2º PASSO:
Hidratar é essencial, isso deixa a pele dos pés mais macia e evita rachaduras – especialmente nas estações mais frias e secas. Evite o excesso de hidratante, isso pode favorecer o acúmulo de fungos.
3º PASSO:
Cortar as unhas em formato quadrado, isso evita que as unhas fiquem encravadas. É ideal certificar-se de que os produtos (tesouras, alicates) utilizados pelo profissional estejam esterilizados e as lixas, descartáveis. Não “cutuque” por conta própria essa unha acumulada ou calo, procure um profissional para isso.
5º PASSO:
Movimentar os pés, pois ficar com eles sempre na mesma posição, impede a circulação do sangue e provoca dores e inchaço, principalmente para quem trabalha muito tempo sentado ou é sedentário.
No caso de inchaço, a dica é elevá-los a uma altura acima do quadril, ou fazer um ‘escalda-pés’. Se depois disso o inchaço persistir, o melhor é procurar um médico.
6º PASSO:
Evitar andar descalço, principalmente em beirada de piscinas, vestiários de academias, clubes, banheiros e areia das praias) o contato com o chão facilita a contaminação por fungos e doenças.
7º PASSO:
Sapatos fechados masculinos e femininos, sandálias, tênis, o indicado é comprar no fim da tarde, quando os pés geralmente estão um pouco inchados.
Evite o modelo chamado “bico fino”, esses são os principais agravantes da famosa “joanete”, os modelos de couro com formato quadrado na ponta são os mais indicados, tanto para homens quanto para mulheres.
Evite calçados de plástico, isso evita o excesso de transpiração e a proliferação dos fungos.
Quanto a palmilha, a indicação desse deve partir sempre de um ortopedista. Só ele saberá dizer qual o melhor modelo para cada caso.
8º PASSO:
Cuidado ao escolher o salto. A altura ideal para homens é de no mínimo 1,2 cm a 2 cm, e, para as mulheres, de 1,2 cm até 5 cm. As ‘rasteirinha’ ou que não tenham nenhum tipo de proteção de borracha na base deveriam ser evitadas, pois facilitam o atrito dos pés direto com o chão – o que pode afetar todas as estruturas desses membros.
9º PASSO:
O tênis precisa atender as suas necessidades, observe a finalidade de sua utilização (caminhada, corrida, futebol, basquete), caso só possa comprar um para esportes e passeio, escolha algo bem confortável e anatômico. O ideal é que tenham sistema de amortecimento. Ao comprar meias, prefira as de algodão, porque absorvem mais a transpiração.
10º PASSO:
Mantenha os calçados em geral sempre limpos, os cuidados com a higiene inclui a higiene com desses calçados também. Lave de 15 em 15 dias e tente não usar o mesmo calçado por mais de 2 dias seguidos, dê um tempo para ele “respirar”.
Os cuidados devem ser redobrados com o pé diabético, pois quem tem diabetes é mais suscetível a feridas constantes e de difícil cicatrização nos membros inferiores. Nunca use água quente, pois a diminuição da sensibilidade térmica pode fazer com que se queime.

Texto copiado do http://www.dietaebeleza.com/cuidados-com-os-pes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário