sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BRASIL - AÇÕES DO OUTUBRO ROSA

SANTO ANDRÉ - SÃO PAULO 
A partir das 19h de hoje(28.09.12), o Paço de Santo André ganhará iluminação especial cor-de-rosa em adesão ao Outubro Rosa, ação do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Saúde. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além do prédio do Executivo, o monumento aos Imigrantes também será iluminado no município.


BARRETOS - SÃO PAULO - COORDENAÇÃO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS

No 1° de outubro, às 18h, está marcada a “Carreata Rosa”, com saída e chegada do Instituto de Prevenção (Rua Antenor Duarte Vilela, 1331). Todos estão convidados a participar ao participar do trajeto com seus veículos enfeitados de rosa.


PIRACICABA - SÃO PAULO

O XV de Piracicaba, através de seu departamento de marketing em conjunto com a assessoria de imprensa do clube, confirmou nesta semana que participará da campanha internacional Outubro Rosa, promovida pela Associação Ilumina.
O XV possuí uma torcida apaixonada. E o número de mulheres e meninas que acompanham o time é muito grande. Pensando em retribuir este amor e homenagear nossas torcedoras, o clube confeccionou uma camisa especial alusiva à campanha internacional do Outubro Rosa.
A camisa será apresentada para a torcida quinzista na partida do XV de Piracicaba contra o América, que acontece nesta quarta-feira, 26, às 20 horas no estádio Barão da Serra Negra pela segunda rodada da Copa Paulista 2012. A musa do XV, Rafaelle Zen, irá vestir a camisa e apresentá-la para o torcedor que comparecer ao estádio para apoiar o time.
A comercialização da camisa começa na segunda- feira, 1 de outubro, com o valor de R$ 79,90 na Loja do XV e na Loja Deffende, fornecedora oficial do clube. Parte das vendas será destinada a Associação Ilumina de prevenção ao câncer de mama.

CUIABÁ

Em 2012, o cenário escolhido para a abertura da Campanha Outubro Rosa é um dos ícones da Capital do Estado, a igreja do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora. Na quarta-feira (03.10), quando a luz de cor rosa tomar conta da estrutura da igreja, a partir das 20 hs, a Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama, MTmamma amigos do peito, dá a largada, em Mato Grosso, à terceira campanha de alerta sobre a importância de detecção precoce do câncer de mama, a conscientização sobre o autoexame e a necessidade de consultas periódicas ao médico. Participam da solenidade de abertura da campanha a Orquestra Sinfônica da UFMT, a Escola de Violino do Colégio Salesiano São Gonçalo e o Coral MTmamma. No interior, com o apoio da Associação de Primeiras Damas da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) prefeituras serão iluminadas, assim como a sede da entidade na Capital. 
 
Mulheres, homens e as famílias que enfrentam o problema são o foco da campanha. O câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no mundo. Esta doença atinge principalmente o sexo feminino, que responde por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, a estimativa do Inca, em 2012, é o registro de mais 52.680 casos. Em Mato Grosso, a expectativa é de 34,48 novos casos a cada 100 mil mulheres. Dos 530 casos estimados no Estado 170, ou 57,26%, deverão ocorrer em Cuiabá. Entre todos os cânceres, o de mama é o que apresenta a maior incidência tanto no estado, quanto na Capital. A detecção precoce aumenta, significativamente, as chances de cura da doença e, por isso, a campanha Outubro Rosa é tão relevante.
 
AÇÕES - Entre os dias 04 e 28 de outubro a associação vai estar no Pantanal Shopping com o bazar beneficente onde vai vender produtos confeccionados por assistidas (mulheres em tratamento ou pós-tratamento do câncer de mama) e voluntários da associação. Camisetas customizadas, pulseiras shambalas, chaveiros “Coração da Vida” e ecobags.

No feriado de Nossa Senhora Aparecida (12) acontece a Caminhada pela Saúde das Mamas, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá. E, em 26 de Outubro, dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama, a MTmamma vai para a praça Alencastro, no centro da cidade, onde realiza panfletagem e uma série de atividades para conscientizar a população que passa pelo local.


UMUARAMA - PR
A abertura da campanha em Umuarama está marcada para o dia (01) de outubro na Praça Miguel Rosaffa, a ação vai se estender durante os dias (02), (03) e (04) no mesmo local, onde serão ofertadas solicitações de mamografia, além de distribuição de panfletos com orientações de prevenção do câncer de mama. Ao todo mais de 400 exames de mamografias serão distribuídos.
No dia 04 de outubro será realizada uma grande ação em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer e Secretaria de Saúde com os projetos Umuação e Saúde Comunidade. O Umuação vai oferecer muitas atividades de lazer, recreação, enquanto o projeto Saúde Comunidade vai se encarregar de dar orientações diversas na área de saúde para toda a população. 
Outra novidade nesta campanha vai ser o atendimento realizado pela Unidade Básica de Saúde do Guarani que vai estar aberta todas as quartas-feiras do mês de outubro, das 07h00 às 21h00. Esse horário especial vai proporcionar um atendimento mais amplo para a realização de coleta de preventivo uterino e solicitações de mamografia, esta mesma ação vai acontecer no dia (27) de outubro, sábado no período da tarde, a partir das 13h30 até às 17h00.
BAURU-SP


 30/set, domingo, as 8h30 distribuição de fitinhas de pulso e panfletos na calçada onde tem instrumentos de academia na Av. Getúlio Vargas, com vendas de camisetas da campanha.
E a noite prestigiar a inauguração da iluminação Outubro Rosa na cidade (MONUMENTOS E VITRINES).

SANTOS - SP

A partir de outubro a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, vai mudar de cor. O projeto 'Pense Rosa', que divulga a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, vai iluminar diversos pontos do munícipio com a cor rosa. Escolas da cidade vão receber material para divulgação da campanha.

O projeto promove a iluminação de pontos da cidade com a cor rosa, como acontece na Pinaconteca Benedicto Calixto, para deixar o assunto em destaque. Além disso, o movimento vai realizar uma caminhada de conscientização para prevenção da doença. O projeto é desenvolvido pela ONG Orienta Vida.

Segundo uma das organizadoras, Elck Fogagnoli, a ONG tem apoio do Instituto Nacional do Câncer e do Hospital de Câncer de Barretos, e vai entregar material de divulgação nas escolas municipais para os alunos levarem a informação para suas mães.




JOINVILE - SC
Jogadores autografaram as camisas (Foto: JEC/Divulgação)

O Joinville Esporte Clube (JEC) entrou em campo na noite desta terça-feira (25) com uma camisa diferente: cinza com um laço rosa. A iniciativa fez parte da campanha 'Outubro Rosa', simbolizada pelo laço, que concientiza sobre a importância da prevenção ao câncer do mama. O time ficou com a camisa até a hora do começo do jogo de futebol contra o Boa Esporte, às 21h na Arena em Joinville, Norte do estado, quando trocou para a vestimenta oficial do clube.

De acordo com a gerente de marketing do JEC, Laura Freitas, a ação é uma forma de divulgação da comunidade. Em Joinville, a campanha 'Outubro Rosa' está sendo organizada pelo Hospital São José, que procurou o JEC. A ação com o time de futebol marca simbolicamente a abertura da campanha na cidade.

O movimento 'Outubro Rosa' é comemorado em todo o mundo. A campanha começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e mamografia no mês de outubro. Uma das atividades mais famosas do movimento é a iluminação rosa em monumentos de destaque. Em Florianópolis, no dia 1° de outubro, o prédio da Assembleia Legislativa do estado será iluminado às 18h.

CACHOEIRA DO SUL - RIO GRANDE DO SUL
Nesta segunda-feira (1º), numa parceria entre a unidade regional do Instituto da Mama do RS (Imama) e a Câmara de Vereadores, será realizado evento no Palácio Legislativo João Neves da Fontoura, marcando a abertura oficial do projeto Outubro Rosa 2012, com início previsto para às 19h e 30min. 


LAURO DE FREITAS - BA

O movimento “Outubro Rosa - Um toque pela vida" alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e a promoção a saúde da mulher em Lauro de Freitas.
No município a programação oficial será aberta no dia 1° de outubro, às 10h, com uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores. Às 18h, luzes rosas serão acesas na Secretaria Municipal de Saúde. As Unidades de Saúde da Mulher, o Centro Especializado Bem Querer, Centro de Saúde da Mulher, Policlínicas, o Ambulatório do Centro e o monumento na entrada da cidade também ganharão iluminação especial e laços cor de rosa em alusão ao movimento realizado este mês em todo o país.


MANAUS - AM

Para comemorar a data a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) realiza no próximo dia 1 de outubro a abertura oficial do evento acontecerá às 18h30, na cabeceira da Ponte Rio Negro.

O local será todo iluminado na cor rosa, símbolo da luta contra a doença.

Abertura oficial da Campanha Outubro Rosa 2012 - VITÓRIA - ES

17:00h - Abertura Oficial com a fala de D. Telma - Presidente da Afecc
17:15h -
 Depoimento de paciente Eloara Cordeiro Guimarães
17:30h -
 Fala do Secretário Estadual de Saúde
17:45h -
 Fala do Exmo Governador do Estado Renato Casagrande
18:15h -
 Apresentação da Banda Casaca
18:45h - 
Iluminação do Palácio Anchieta



Ponte Rio Negro ganha iluminação rosa durante o 'Outubro Rosa' (Foto: Divulgação/Fcecon) Evento está programado para acontecer no dia 1º de outubro.
Prefeitura de Manaus e o Teatro Amazonas também vão ser iluminados.

Do G1 AM
Comente agora
Ponte Rio Negro ganha iluminação rosa durante o 'Outubro Rosa' (Foto: Divulgação/Fcecon)
A Ponte Rio Negro vai ganhar uma iluminação especial no dia 1º de outubro para celebrar o movimento 'Outubro Rosa' que visa alertar a população sobre o câncer de mama. EmManaus, a abertura do evento acontecerá na cabeceira da ponte, na Compensa, Zona Oeste, a qual liga a capital a Iranduba.
No Amazonas, o Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) é o responsável pela coordenação do evento. Além da Ponte, o Teatro Amazonas, as sedes do Governo do Estado, da Câmara Municipal de Manaus, da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas – Aleam, do Instituto da Mulher Dona Lindú, a Vila Olímpica, o Lacc, as instalações da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde também serão iluminadas.
Também também confirmaram participação na campanha os seguintes municípios amazonenses: Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Silves, Guajará, Careiro Castanho, Carauari, Japurá, Fonte Boa, Novo Airão, Itamarati e Humaitá.
Segundo a Estimativa 2012 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 340 mulheres devem ser acometidas pela doença este ano no Amazonas, 290 delas só na capital.
O evento 'Outubro Rosa' teve início em 1997 nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, nos Estados Unidos e ficou conhecido no mundo inteiro por iluminar prédios públicos com a cor rosa. A Torre de Pisa na Itália; o Arco do Triunfo em Paris, a Casa Branca em Washington e as Pirâmides do Egito. No Brasil - país que aderiu fortemente à campanha - já foram iluminados o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas em Manaus, a Pinacoteca em São Paulo, a Ópera de Arame no Paraná e o memorial Juscelino Kubitschek em Brasília foram locais iluminados pelo evento.

Teatro Amazonas, prédio histórico no Centro de Manaus (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário