quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SECREÇÃO PELO BICO DO PEITO

Os fluxos papilares são as saídas de secreções pelos mamilos sem relações com a gravidez e a lactação. Na grande maioria das vezes, acima de 90%, estão relacionados com alterações benignas, ou seja, não apresentam relações com o câncer de mama, como uso de medicamentos, Alterações Funcionais Benignas da Mamas (AFBM), ectasia ductal, comedomastite, galactoforite, adenoma da hipófise e o papiloma. A principal característica dos fluxos que pode está relacionada com doenças nas mamas é a espontaneidade, ou seja, a saída da secreção sem nenhum estímulo mecânico, como a expressão.

As causa dos fluxos papilares são das mais diversas, sendo uma das principais o uso de vários medicamentos, como uso de terapia hormonal da menopausa, anticoncepcional oral, hormônios tiroidianos, medicamentos para a ansiedade e depressão, como a fluoxetina, a paroxetina, a sertralina e os antidepressivos tricíclicos; analgésicos como os opioides e a codeína; drogas ilícitas como a cocaína e a heroína; medicamentos para náuseas e vômitos como a metoclopramida e a sulpirida; medicamentos para a úlcera como a cimetidina e para a hipertensão arterial como a metildopa, o verapamil e a reserpina.

Outras causas frequentes, relacionadas com a saída de secreções pelos mamilos, são as AFBM que são aquelas modificações que, na maioria das mulheres, são cíclicas, ou seja, que acompanham o ciclo menstrual, ocorrendo principalmente no período pré-menstrual. São secundárias aos estímulos dos hormônios que são produzidos pelos ovários, que além de agirem no útero, causando a menstruação, em algumas mulheres agem nas mamas, causando a dor, o inchaço, a nodularidade difusa (espessamento) e em algumas ocasiões, com a saída de fluxo pelos mamilos, melhorando todos esses sinais e sintomas após a menstruação.

Essas duas importantes causas de fluxos papilares, ou seja, os medicamentos e as AFBM apresentam, normalmente apresentam secreções nos mamilos bilaterais, que saiam por vários orifícios dos mamilos, com muitas cores como azul, verde, castanho, amarelo e branco leitoso, saindo principalmente após a expressão mecânica do mamilo.


Em uma pequena minoria das vezes, os fluxos podem estar relacionados com as doenças das mamas. Esses fluxos são caracterizados principalmente pela espontaneidade (sem a expressão dos mamilos), unilateral (só de um lado) e uniductal (só de um ducto ou orifício do mamilo) e com os aspectos cristalino como "água de rocha" ou sanguinolento. O aspecto sanguinolento está relacionado, principalmente com uma lesão benigna, o papiloma, mas pode ser causado pelo câncer de mama. Já o cristalino está relacionado, principalmente com o câncer de mama. Assim, o fluxo que merece atenção é aquele que é espontâneo, ou seja, que sai sozinho, de um único lado, por um único ducto ou orifício e de aspecto sanguinolento ou cristalino.
Na presença dessas características, um médico Mastologista deve ser procurado para a realização de um exame clínico e se preciso, solicitar alguns exames como a mamografia, a ultrassonografia das mamas e uma biópsia para diagnóstico adequado do fluxo papilar.

http://www.sbmastologia.com.br/cancer-de-mama/doencas-mamarias-benignas/fluxos-papilares-1.htm

151 comentários:

  1. EU TENHO 13 ANOS VO FAZER 14 DAQUI 8 DIAS E O MEU PEITO TA SAINDO UMA MASSA BRANCA ASSIM NO BICO DO PEITO E HOJE MINHA MESTRUAÇAO VEIO SO QUE NAO TA AQUELE SANGUE VERMELHO ESTA MEIO OPACO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu peito tbm saio ...Mas Minha mestruaçao veio normal .

      Excluir
  2. Olá tenho 28 anos e desde novinha tenho no bico do peito uma massinha q nunca sai e bem grudada as vezes seca e fica meio durinhas e normal obs: não estou gravida

    ResponderExcluir
  3. Olá tenho 28 anos e desde novinha tenho no bico do peito uma massinha q nunca sai e bem grudada as vezes seca e fica meio durinhas e normal obs: não estou gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu também esta saino liquido branco e depois fica uma massinha e normal ou pode ser gravidez ? me ajudem

      Excluir
    2. Olá Jaqueline. Saída de liquido não significa gravidez. Pode ser efeito dos hormonios do seu corpo ou efeito colateral de algum medicamento. Se você suspeita de Gravidez depois de uns dias você faz o teste. Boa sorte!

      Excluir
  4. Olá tenho 28 anos e desde novinha tenho no bico do peito uma massinha q nunca sai e bem grudada as vezes seca e fica meio durinhas e normal obs: não estou gravida

    ResponderExcluir
  5. Não aparenta ser nada de anormal. Cuidado para não ferir tentando retirar. O cuidado é em relação a saída de liquido transparente ou sanguinolento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tenho 17 anos e quando eu aperto o bico do meu peito sai um líquido transparente, e agora está branco. Detalhe: menstruei faz 2 dias atrás, e minha menstruação estava de cor normal

      Excluir
  6. Oi eu estou com o bico do peito saindo uma massinha Branca e o bico dolorido.será que posso está grávida ou é outra coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gravidez para confirmar é necessário realização de exames. Sensação de dor na mama na maioria das vezes é efeito dos hormônios do próprio corpo e é muito comum no período pré-menstrual. Massinha branca não costuma ser nada grave.

      Excluir
  7. Olá, boa noite, umas duas semanas pra cá estou sentindo dores do seio, está formando uma casca envolta do bico, e essa casca se desfaz assim que cai aguá, e sai uma secreção, sinto muitas dores, e se colocar sutiã a secreção gruda no sutia e doi p retira-lo o que pode ser? lembrando q de ontem pra hoje, essa secreção está vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO ESTÁ VOCÊ? ESSA SECREÇÃO DESAPARECEU APÓS ALGUNS DIAS? Se ainda persiste procure uma Unidade de Saúde ou um médico para avaliar. Dor no seio é comum próximo ao período menstrual. Mas secreção vermelha é necessário investigar. Você machucou o bico do seio?

      Excluir
    2. Você foi ao mastologista? O que ele falou?

      Excluir
    3. O meu e tipo uma espinha no bico do peito qndo aperto sai muita massa branca esfazia e dias depois enche de massa de novo tenho um nodulo de adenose na mama sera que e por causa disso

      Excluir
  8. Ooe tenho 16 anos e e sai uma masinha branca do meu peito e cai muito meu cabelo ,só de penter cai ,queria saber se é alguma coisa séria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massinha branca não deve ser nada demais. Principalmente se você pressiona para sair essa massinha. Quanto a queda de cabelo são muitas as razões para acontecer. Desde falta de ferro, má alimentação, doenças infecciosas, doenças auto imunes, efeito colateral de alguns medicamentos, produtos utilizados no cabelo, estresse, etc.

      Excluir
    2. Olá já faz um ano que não armamento mais minha filha,e tenho tido essa massinha branca nos bicos dos seios ,eu retiro mis aparece novamente o que devo fazer para não ter mais ?

      Excluir
  9. Olá, tudo bom?
    Eu estou gestante de 21 semanas e meus seios estão vazando, o colostro sai bastante o que no caso é normal, mas de uns dias pra cá senti o bico do meu peito muito sensível e então esta tendo pequenos sangramentos, porém é mais em um seio esse sangramento do que no outro, é normal ou não? Porque algumas pessoas me disseram que era normal isso, mas mesmo assim estou com a pulga atrás da orelha.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante a gestação é importante preparar as mamas para a amamentação. Massagens, uso de soutien, creme ou óleo hidratante, fortalecimento do bico do peito, etc. Os seios se modificam durante a gestação: aumentam de tamanho, ficam mais sensíveis e as veias aumentam de calibre. Ao passar pelo médico do pré-natal mostre esse sangramento. Não costuma sangrar sem motivo, e sim após atrito, fricção. É preciso verificar para que você possa ter uma gravidez tranquila. Boa sorte!

      Excluir
    2. Não, não. Há tempos não se prescreve mais esse tipo de preparo. Não se prescreve mais exercício de Hoffman, nem óleos, nem sutiã furado. A manipulação na mama deve ser evitada, já temos uma glândula na areola que secreta um hidratante natural. O uso de óleo pode afinar a pele. O preparo para a amamentação é 10 minutos de banho de sol na mama nos horários até 10 da manhã e após às 16:00 horas. Quando o bebê nasce acertar a pega, assim não terá nenhum problema.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi tenho 23 anos e ah 8 anos venho sofrendo com coceiras no peito que chegam a ponto de grudar no sutiã, pois eu não suporto a coceira e acaba saindo feridas , com mau cheiro, esse incômodo vem e vai nesses anos, sempre usei uma pomada ( novacorte) que tira essa irritação total , resolvi parar e voltou o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  12. Coceiras podem ter causas diversas. Alergia, problemas hormonais, pode estar relacionada ao período menstrual, como pode ter uma outra causa. Como você já usa uma pomada e a coceira retorna é necessário passar por um médico para explicar que se trata de um problema antigo e que não resolve com pomada. Então não deve ser uma simples dermatite. Sugiro também manter suas unhas aparadas para não coçar dormindo. Passe a observar a época que aparecem: próximo ao período menstrual?; só nessa área do corpo? durante o inverno? Observe sua alimentação. Pode estar relacionado ao consumo de chocolate? camarão? Atenção, anote os detalhes e insista com o médico. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. Oi no meu seios quando eu aperto sai um luquidi verde e minha mestruaçao te diis meses q nao desce o q fazer min ajude estou tentano ingravida e nao tomo nem um medicamento

    ResponderExcluir
  14. Você só deve pressionar, e de maneira suave seu mamilo, uma vez por mês durante o auto exame. As secreções amarela, marrom e esverdeada não estão relacionadas com câncer. Isso ocorre quando o ducto mamário se alarga, ou seja, fica dilatado, o que faz com que o material secretado fique contido no interior. Quando o ducto está cheio, o líquido é extravasado pelo mamilo. Por isso, em muitas mulheres a secreção espontânea aparece de forma intermitente: o ducto fica cheio, o líquido sai pelo mamilo e para. Enche novamente, esvazia e cessa. Não há nada de anormal. Atrasos na menstruação podem ter diversas causas: gravidez (fazer teste para verificar); estresse e ansiedade podem afetar os hormônios e impedir a ovulação; interrupção do uso de pílula anticoncepcional; infecções ou doenças como viroses e infecções; efeito colateral de alguns medicamentos; ganho ou perda de peso em pouco tempo; obesidade; magreza excessiva ou disturbios alimentares; dentre outros podem levar a ausência da menstruação. Calma! Tente fazer uma atividade para diminuir a ansiedade. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. oi meu peito esta saindo massa branca mais é muito esta muito doendo o que sera pois nunca aconteceu antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A massinha branca que saiu do seio não é motivo de desespero. Fatos isolados não fazem doenças! O importante é NÃO ficar apertando o seio o tempo inteiro - isso vai estimular as glândulas a produzirem secreções inicialmente claras e depois leitosas - e refazer o exame do seu seio dentro de uns 15 dias. Até lá, deixe-o quieto! Ademais, é importante ter certeza de que não há gravidez, porque neste caso pode haver fortes modificações no seio e o aparecimento de vários tipos de descargas papilares (do mamilo). Faça um teste de gravidez no sangue (beta-hcg). Caso o exame seja negativo e nada mais apareça no seu autoexame de mamas em 15 dias, nada com o que se preocupar. Apenas relate isso ao seu ginecologista quando for na sua consulta de rotina. Se ainda houver alterações em 15 dias, marque uma ida ao ginecologista para uma avaliação. Dor na mama pode estar associada às alterações do período menstrual. Observe quando ocorrem. Persistindo consulte o médico.Boa sorte!

      Excluir
  16. Ola tomo anticoncecional,issi pode ser o motivo de estar saindo um líquido da minha mama???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso de anticoncepcional pode provocar alguns efeitos colaterais. Saída de líquido pelo bico do peito deve ser observado com atenção. Se a secreção for transparente como água ou cor de sangue e a saída for espontânea, sem precisar pressionar (tirou a roupa e nota que está molhada ou úmida, verificando a cor, deve-se buscar um médico para um exame mais minucioso.Quando a secreção é branca, leitosa, amarelada não costuma ser nenhum sinal de alerta. Mas na dúvida melhor consultar um médico. É sempre bom observar o corpo e procurar a orientação de um profissional de saúde. As informações que colocamos aqui servem de alerta para um maior cuidado de cada um com o corpo mas não substitui o exame pelo médico. Boa sorte!

      Excluir
  17. Respostas
    1. Atenção sempre. Cuidar do corpo é um gesto de amor!

      Excluir
  18. Tenho 17 anos tenho muitas dores no peito(esquerdo) desde pequena ...Um dos seios bem maior q o outro coça, sai um líquido nem muito branco e nem muito transparente...e me sinto meio encomodada com sensação de peso um sei só... Como se só ele crescesse ...No período menstrual ....algo grave?

    ResponderExcluir
  19. Dor mamária nem sempre é sinal de doença. As alterações hormonais, principalmente aquelas que ocorrem durante o período pré-menstrual são responsáveis por muitos dos desconfortos sentidos pelas mulheres. Ah! o nosso corpo não é exatamente igual em termos de medidas. Uma mama maior que a outra desde que se desenvolveu não é problema. É muito comum. Secreções só são motivo de preocupação se forem transparente ou sanguinolenta. De qualquer forma para tranquilizar-se procure um ginecologista para exame clínico das mamas. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. É normal dar casquinha no mamilo?
    Essas casquinhas se formam no mamilo da pessoa que conheço, mas ela disse que não sai secreção da mama dela. Isso apresenta alguma anomalia mamária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode haver alguma "casquinha" no mamilo pelo acúmulo de resíduos ou descamação da própria pele. Se não há aparência de inflamação, irritação ou saída de secreção não há perigo.A retirada de "casquinhas" só devem ser feitas durante o banho, com cuidado para não ferir o mamilo.

      Excluir
  21. Tenho 50 anos e o bico do meio seio esquerdo estava vem dolorido eu o apertei e saiu uma massa branca e depois um líquido marrom. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensação de dor na mama pode ocorrer em qualquer período da vida, assim como a saída da massinha branca. Entretanto na sua idade é recomendado realizar o exame clínico da mama e a mamografia anualmente. Sugerimos avaliação com um médico para exame da sua mama. Boa sorte!

      Excluir
  22. Estou preocupada porque minha filha de 9 anos está com o bico do seio coçando muito, e inchou um pouco. há um tempo atrás saiu um líquido do outro mamilo, mas nunca mais saiu esse líquido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coceira pode ter diversas causas desde a pressão de qualquer superfície contra a pele, até mesmo a roupa; a pele seca, alergia ou micose também levam a coceira. Além do estresse.Um produto químico ou substância que tenha tido contato com a pele ou ainda ter havido a manipulação do local pela própria criança, explorando seu próprio corpo.É preciso observar as roupas, a presença de algum inseto, algum produto químico em uso, afastar essas possibilidades e verificar se a coceira persiste ou se uma simples pomada para dermatite de contato resolve o problema. É preciso observar, acompanhar, até para poder relatar a um médico se o problema persistir.

      Excluir
  23. Bom,tenho 18 anos e hj apertei meu peito e saiu um líquido tipo uma gosma transparente, tipo aquele negócio que daí dá banana .. Estou tentando engravidar, só que meus seios não estão doloridos, e eu estive no período fértil dia 1 e no dia 2 tive relação desprotegida,será que é um sinal ???

    ResponderExcluir
  24. Bom,tenho 18 anos e hj apertei meu peito e saiu um líquido tipo uma gosma transparente, tipo aquele negócio que daí dá banana .. Estou tentando engravidar, só que meus seios não estão doloridos, e eu estive no período fértil dia 1 e no dia 2 tive relação desprotegida,será que é um sinal ???

    ResponderExcluir
  25. Sinais de gravidez costumam ser: náusea (enjôos), sensibilidade a cheiros, atraso menstrual, sonolência etc. Assim melhor aguardar mais um tempo. Ainda é cedo para perceber sinais. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Amamentei minha filha durante 2 anos e 9 meses , parei em setembro do ano passado. Demorou muito tempo (cerca de 2 meses) mas parou de sair leite. Umas 3 semanas atrás meu seio esquerdo ficou dolorido e começou a sair um liquido transparente ( parece óleo de cozinha), ficou assim uns dias e parou doer. Então o direito começou a doer ( muito mais forte) e sair esse mesmo liquido, hoje esse liquido ficou branco, parecendo leite, mas ainda extremamente oleoso, a dor nele está diminuindo, mas ainda doí e o esquerdo não doi mais mas ainda sai esse óleo. Será um sinal preocupante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu ta do mesmo geito to muito preocupada ta com uns 6 meses que minha filha parou de mama

      Excluir
  27. Boa noite. Nos meus seios tem uma massa branca desde quando era uma adolescente, tenho disfunção no hormonio da tireóide, pode see por causa disso? Essa massa pode afetar na amamentação?

    ResponderExcluir
  28. Se você estiver grávida, aproveite a próxima consulta do seu pré-natal para esclarecer essa dúvida sobre a origem e o tipo dessa massa branca. Algumas disfunções na tireóide aumentam o nível de prolactina e pode afetar a capacidade de concepção. Só um endocrinologista pode avaliar adequadamente. Entretanto os problemas de funcionamento da tireóide podem ser corrigidos com medicação.

    ResponderExcluir
  29. tenho 63 anos quando espremi meu seio saiu uma liquido transparente e pegajoso fico nervosa pq na familia do meu pai tem muitos casos de cancer de mama, mas todo o ano faço o exame de rotina e sempre esta tudo bem mas agora deu esse problema.

    ResponderExcluir
  30. Normalmente os casos de câncer de mama hereditários são na linha materna (irmã, mãe, tia, avó...). Se ficou em dúvida melhor passar por uma avaliação médica. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, tenho 17 anos e desde os 15 sai uma secreção dos meus seios transparente quando aperto. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, tenho 17 anos e desde os 15 sai uma secreção dos meus seios transparente quando aperto. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  33. Olá! se a mulher não estiver grávida nem amamentando e verificar que está saindo um líquido da mama, ela deve procurar um/a médico/a para avaliação. Lembrando que a mama deve ser sempre observada e que sinal de alerta é a saída espontânea de líquido e por um único seio. O médico verificará se há algo a ser investigado. Você então saberá com certeza de que se trata. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  34. Olá tenho 23 anos e tenho observado meus seios ultimamente e tinha tipo uma massinha branca... ai na curiosidade apertei e saiu mais massinha branca vi alguns artigos que falam sobre este assunto e fiquei bastante preocupada, confesso! O que pode ser isso? Haa... além de sair essa massinha quando aperto ele coça muito...

    ResponderExcluir
  35. ola tenho 19 anos, de um tempo pra cá meu seios sai um liquido trasparente e gosmento tipo uma colinha , so que nao tenho mestruação certa . O que poderia ser ?

    ResponderExcluir
  36. Olá boma dia!
    Tenho 24 anos, meu seio ao apertar sai um líquido transparente bem pouquinho mais sai....
    Gostaria de saber se devo me preocupar e procurar um médico... Isso sai só de uma mama..

    ResponderExcluir
  37. Oi meu mamilo esquerdo é invertido e a uns oito anos atrás no período mestrual sai uma massinha de cor branca no bico.o que será?

    ResponderExcluir
  38. Oi, tenho um filho de 3 anos e meio, que Mamou até os dois anos. Tem uns dois dias que tenho sentido dor nos seios ai apertei e saiu liquido nem branco nem transparente e minha menstruação adiantou 5 dias mais veio tipo borrão de café. Será que pode ser por conta da injeção anticoncepcional que estava sem fazer o uso e voltei a injetar ? Por favor me responda !! Estou preocupada.

    ResponderExcluir
  39. Boa Noite!,tenho 22 anos estou com minha menstruação atrasada a 10 dias, ja realizei o teste de gravidez de urina e deu negativo. Desde mais nova tenho aqueles carocinhos em volta do mamilo,chamados Tubérculo de Montgomery, que parecem espinhas,se espremer sai uma massinha branca, porem no bico do meu seio tambem sai essa masinha branca quando eu aperto, ja tenho uma filha de 4 anos que nao mamou por muito tempo pois tambem tive mastite no seio direito, estou preocupada, sera algum problema relacionado ou pode ser algum problema hormonal como prolactina alta ?Desde ja agradeço a ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu tenho 30 anos o bico do peito da minha filha tá saindo goisma verde o que é isso

      Excluir
  40. Minha mama do lado direito estar dolorida e quando aperto sai uma secreçao amarelaa e vou entrar ainda no periodo mestrual gostaria de saber si é normal?? Pois nunca tive esse tipo de reaçao! Gostaria de saber tambem com qual idade se realiza o exame da mama??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente as meninas ao desenvolverem suas mamas devem começar a observar seu corpo. Dor, desconforto é comum antes do período menstrual. Secreção amarela provavelmente deve ser efeito dos hormonios. A saída de secreção é preocupante quando é espontânea e a cor transparente ou sanguinolenta. Quando fizer o preventivo de colo de útero peça ao médico para fazer o exAME CLÍNICO DE SUAS MAMAS

      Excluir
  41. olá tenho 51 anos, e a 20 dias apareci com uma dor insuportável no braço esquerdo e a uma semana senti uma dor forte no peito e toda vez que respirava fundo o pulmão esquerdo doía, e ontem senti uma pequena dorzinha no mamilo do meu seio esquerdo e quando apertei saiu uma secreção amarelada e todas as vezes que aperto ela sai,o que poderá ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. WILMA, dor no braço, dor no peito, dor no pulmão, essas dores precisam ser observadas secontinuam acontecendo e assim buscar uma avaliação médica. Secreção amarelada não costuma ser sinal de alerta. Observe seu corpo por mais tempo e veja se os sintomas persistem. Cuide de seu emocional também.

      Excluir
  42. Olá; tenho 42 anos, faço uso de cloridrato de sertralina 100mg(2×/dia) e cloridrato de clomipramina 75mg(2×/dia). De uns tempos para cá ,observei que sai espontaneamente um líquido de cor transparente do seio esquerdo. Ao pressionar o seio direito também ocorre o mesmo. Anos atrás, tive uma secreção esbranquiçada (identificada como colostro) ocasionada pelo uso de medicação antidepressiva. É possível que a secreção atual também seja provocada pelos medicamentos acima mencionados? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha há medicações que estimulam a formação de secreção pelo bico do peito. Pode ser esse caso. De qualquer forma você deve fazer o exame clínico das mamas com um médico todo ano e a mamografia também. Se a secreção é espontânea deve relatar ao médico. Boa sorte!

      Excluir
  43. olá, tenho 17 anos e quando aperto o seio esquerdo sai um líquido leitoso de um poro e um transparente de um outro poro, isso é normal? desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Olá, eu tenho 26 anos,aos 16 tive uma filha, e depois que eu parei de amamentar, tempos depois percebi Que havia leite, achei normal, mais depois ficou meio amarelado agora ta branco misturando tipo com sanguem mais não é cor bem vermelha.. E coça um pouco os bicos do peito ….oque será? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  46. Olá eu 34 anos quando eu aperto o seio esquerdo sai uma secreção transparente com sangramento desde já muito obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se você está pressionando o seio com muita força e causando sangramento. Se a secreção sai espontâneamente consulte um médico. Boa sorte!

      Excluir
  47. Olá. Tenho 21 anos, e todo mês sai um líquido incolor dos meus seios, as vezes ficam inchados e doloridos e as vezes não, e isso não acontece no período da minha menstruação, e também não tomo nenhum tipo de anticoncepcional ou hormônio. O que pode ser ?
    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Secreção incolor pelo mamilo deve ser avaliada por um médico. Seios doloridos e inchados são na maioria das vezes efeito dos hormônios do próprio organismo.

      Excluir
  48. Olá meus seio sai uma macinha que tem um cheiro ruim, eu tive uma filha e não amamentei, porque ela rejeitou, e até hoje sai essa macinha que tem um odor forte, o que será isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seio deve ser tratado com muito carinho.Não deve ser pressionado, espremido com muita força. Deve ser manipulado apenas para o auto exame mensal. Muitas vezes acumulamos na pela e nos orificios células mortas e resíduos de hidratantes, poeira, etc. Observar se ocorre alguma outra alteração. Apenas a massinha não aprenta ser fatos de risco. De qualquer forma, quando for ao ginecologista para fazer seu exame preventivo anual, peça para fazer o exame clínico das mamas. Boa sorte!

      Excluir
  49. Olá, tenho 26 anos. E hoje quando acordei senti meu peito arder especificamente, somente o mamilo direito. Dei uma olhada e tinha uma casquinha cor de sangue escuro. Dói pra retirar. O q isso pode ser??? (Obs: Não estou grávida e não tenho filhos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mamilo é uma área delicada. Não sabemos o que ocorreu, melhor não mexer. Observar o local após o banho, secar delicadamente, observar se há saída espontânea de liquido, ou se no local houve algum trauma, atrito, ou mordida de inseto. Não coçar e acompanhar por alguns dias. Caso persistam os sintomas procurar um médico e relatar o que foi observado nesses dias.

      Excluir
  50. Oi, está saindo de um seio um linquido transparente,será que pode nao ser cancer, pode ser benigna também. Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma! A saída de líquido pelo bico do peito deve ser avaliada por um médico. Não pense em diagnóstico sem exames e averiguação profissional! Boa sorte! Se cuida!

      Excluir
  51. Não tenho filhos e sempre sai uma massinha branca nos bicos dos meus seios e tem um cheiro desagradável. Qdo meu namorado "chupa" eu sinto esse mesmo gosto desagradável. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  52. oi boa tarde tenho 23 anos meus seios estao doloridos apertei o seio esquerdo e ta saindo um liquido trasparente minha mestruaçao era pra chega dia 17/04 e ate agora nem sinal dela estou com dores no pe da barriga e enjou sera que estou gravida ??

    ResponderExcluir
  53. Calma, não se precipite. Faça o teste.

    ResponderExcluir
  54. Olá tenho 25 anos menstruei no dia 22 recentemente apertei meu seio do lado esquerdo e está saindo uma secreção meio amarelada e transparente não dói e nem sinto caroço nele mas mesmo assim estou preocupada

    ResponderExcluir
  55. Observe se há saída espontânea de líquido ou apenas quando você pressiona. Faça uma observação diária. Persistindo procure o médico. Cuide-se!

    ResponderExcluir
  56. Boa noite queria um ajuda minha menstruação veio dia 31/05/18 e acabou 04/06/18 aí quando foi hoje apertei meu peito e saiu um líquido banco com se fosse leite tenho um filho de 2anos e 2 meses ejá não mama desde de janeiro o que pode ser ? Esta secreção nó seios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer. O organismo produz em função dos hormônios. Há também essa secreção leitosa em função de alguns medicamentos. Anticoncepcionais (alguns), antihipertensivos (alguns) antidepressivos(alguns). Enfim enquanto for uma secreção leitosa, branca, fique transquila. Quando passar pelo ginecologista relate a ele. Boa sorte!

      Excluir
  57. Olá tenho 36 anos comecei tomar anticoncepcional desogestrel e sinto amestruei normal ..e agora começou a sair um líquido dos meus seios como se fosse leite materno ...na n estou grávida e não amamento ...oque pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos medicamentos podem ter como efeito colateral a saída de uma secreção leitosa. Pode ser o seu caso. Pode ocorer secreções mamárias em quem usa esse anticoncepcional. Verifique sempre como seu corpo está a partir de agora e tenha uma cadernetinha para anotar possíveis mudanças. Quando voltar ao ginecologista relate a ele. Lembre-se de praticar alguma atividade física e ter uma alimentação saudável para ajudar seu corpo a funcionar melhor. Pois todo medicamento tem seus efeitos positivos e negativos.Boa sorte!

      Excluir
  58. la boa noite, a uma semana atras eu notei um carocinho proximo ao bico do meu seio, hj quando fui tomar banho notei que meu sutia estava sujo, pressionei o meu seio e saiu um liquido aguado com uma cor amarronzada, sai somente de um buraquinho e n doi. Oq pode ser isso? Pfv me ajude

    ResponderExcluir
  59. Pode não ser nada demais. Acalme-se! Você mexeu no carocinho? Observe se continua saindo líquido espontâneamente, ouseja, quando você vai tirar o sutiã ele está sujo. O melhor é você procurar um médico e informar detalhadamente o que você observou. Ele poderá fazer o exxame clínico da mama e pedir outros exames. O ideal é procurar um mastologista que é o especialista em mamas. Caso seja difícil procure logo um ginecologista. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  60. Olá, tenho 24 anos, meu seio esquerdo está saindo uma secreção sangnolenta (quando aperta) não sinto nenhuma dor, só a secreção. O que pode ser? Já marquei mastologista, estou aguardando a consulta.

    ResponderExcluir
  61. Em 2016 fui desesperada fazer uma ultrassonografia das mamas,porque a esquerda estava saindo líquido transparente e depois amarelado.E isso se deu com o uso do Stezza.O resultado foi bi rads 1.A muitos anos tenho um fibroadenoma no mesmo.Agora,comecei a tomar Harmonet e apertei meu seio e saiu de vários ductos o tal liquido.(Estimulei muito).Estou nervosa outra vez... é hormonal mais uma vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua narrativa acreditamos que sim. Não fique apavorada. Mas faça acompanhamento anual com ginecologista para avaliar os efeitos dessas medicações. Você disse que a saída de líquido se dá quando você pressiona. Calma! O próprio ginecologista pode fazer o exame clínico de suas mamas, apesar de ser o mastologista o especialista em mamas.

      Excluir
  62. Olá! tenho 26 anos e todos os dias quando acordo minha blusa está manchada, acredito que durante a noite esteja saindo uma secreção sanguinolenta do meu peito. Será que posso estar com câncer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a saída de secreção está acontecendo precisa ser investigada. Não dá para dizer o que é sem se fazer os devidos exames. Se puder procure um mastologista (especialista em mamas). Caso seja difícil procure um ginecologista. Boa sorte!

      Excluir
  63. Como diferenciar nódulos de massa de gordura no mamilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das alterações nas mamas são benignas. Muitas das alterações na mama são resultado do estímulo hormonal. Entre as mais frequentes estão as císticas, sólidas (fibroadenomas) e lipomas (um tumor benigno feito de tecido adiposo e localizado logo abaixo da pele. Pode surgir em diferentes partes do corpo e, por isso, não é considerado um nódulo de mama, mas sim, um nódulo na mama). Havendo alteração na mama, um profissional deve ser procurado para avaliar o caso. Muitas vezes são necessários exames de imagem além do exame físico.

      Excluir
  64. Tenho 58 anos e tem um líquido mais para leitoso saindo de apenas um duto do mamilo direito. Não ocorre sempre, nem é muita quantidade, apenas uma pequena gota. Isso é anormal? Aos 40 anos eu tive esse problema que parou sozinho, sem que eu precisasse ir ao médico e agora voltou. Estou aflita, sem plano de saúde, desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Calma! Observe o tipo da secreção, sendo leitosa pode ser apenas efeito colateral de alguma medicação ou efeito dos hormonios do seu próprio organismo. Continue observando.Sendo secreção sanguinolenta ou transparente e com saída espontânea procure um serviço público de saúde. Boa sorte!

      Excluir
  65. Oi boa noite,passei 36 dias menstruada, e nao veio mais esse mês, ontem saiu um liquido transparente e pegajoso do meu seio direito, e sinto minha barriga inchada, fiz um teste de farmacia deu negativo, o q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que seu ciclo menstrual está desregulado. Sugiro procurar um ginecologista e relatar tudo que está lhe acontecendo. Boa sorte!

      Excluir
  66. Oi tenho 19 anos,está saindo a uns dois meses um líquido do meu seio esquerdo as vezes branquilho,e as as vezes transparente,mais só sai quando expremo.
    O que vc acha que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado para não machucar seu mamilo. A saída de secreção é preocupante quando é espontânea. Observe. Em caso de dúvida relate o caso a um ginecologista na sua próxima consulta. Boa sorte!

      Excluir
  67. Boa noite tenho 35 anos esta com quatro dias q meu seio esquerdo esta dolorido e ao lado do peito avermelhado quando fui toma banho espremi meu mamilo saiu um liquido verde escuro meu peito ta duido como tivesse uma landula ..o q pode ser

    ResponderExcluir
  68. Algumas vezes durante o período menstrual a mama da mulher pode ficar alterada e dolorida. Entretanto se ele está avermelhado é conveniente investigar. Houve alguma pancada, alguma picada de inseto, irritação por alergia? Não tendo havido nenhum desses casos é conveniente procurar um médico para que faça um exame clínico. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  69. Bom dia! A três dias atrás meus seios começaram uma coceira insuportável, mestrueim normal,hoje deu vontade de espremer o bico do seio e saiu um líquido verde musgo sem cheiro porém assustador esse líquido e da cor do primeiro cocô do bebê estou assustada o que pode ser eu não sinto dor apenas o bico coça e saiu esse líquido qua do eu espremi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coceiras podem surgir por diversas razões: alergias de contato com tecidos ou produtos químicos, picadas de inseto, etc. Assim antes de mais nada é preciso verificar se essa coceira aconteceu como reação de algum tipo de agressão externa. Até o ressecamento da pele causa coceira. Então é preciso observar antes de ficar assustada. Mantenha a pele hidratada, evite passar a mão suja e espremer. Caso persista por mais de uma semana essa coceira procure o médico. Boa sorte!

      Excluir
  70. Tenho 5anos hoje percebi que meu mamilo está saindo um líquido calrinho estou muito preocupada
    Na verdade fiquei assustada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um médico para que ele examine suas mamas. Boa sorte!

      Excluir
  71. Tenho 26 anos i minhas mamas sai uma massinha e um cheiro enjuado isso é grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser células mortas, resíduo de água e sabão ou suor.

      Excluir
    2. Me chamo kelly

      Boa noite

      De uns dias pra ca, notei uma secreção amarelo oleoso saindo do meu seio, ja dei mamae ate 4 anos, meu filho tem 6 agr. Estou ha dois meses tomando harmonet mais as veses esquecia, e tenho relação com ejaculação. E mestruei dia 4 desse mes, e antes de menstruar meus seios ficaram dolorido, parou a menstruaçao e ainda estou com ele dolorido, o que pode ser?

      Excluir
    3. Kelly, os seios doloridos antes da menstruação faz parte do ciclo menstrual e não é motivo de preocupação. O uso de medicamentos pode ter algum efeito colateral e levar à produção de secreção mamária. Mas como toda mulher voce não deve descuidar de seus exames preventivos tanto, de colo de útero quanto o exame clínico das mamas. Observe se continua havendo saída espontânea de secreção pela mama ao longo do mes e, persistindo procure o médicopara uma avaliação. Boa sorte!

      Excluir
  72. Oi apertei meu seio e saiu um líquido parecido com leite meio verde o q pode ser

    ResponderExcluir
  73. Olá. Tenho 33 anos e há anos sai líquido transparente no meu seio direito. Há dois anos fiz diversos exames hormonais e descobri que tenho ovarios policisticos e o ginecologista disse que a secreção é por causa da prolactina. Porém esta semana fiquei menstruada e com os sintomas normais de sempre dor e inchaço nos seios colica etc, mas estou sentindo fisgadas no bico deste seio. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue seu acompanhamento com ginecologista e sempre fale com ele sobre esse líquido. Durante o período menstrual podem ocorrer esses sintomas. Continue observando para comprovar se desaparecem após o ciclo menstrual. Boa sorte!

      Excluir
  74. Boa tarde...Meu seio direito está saindo liquido amarelo meio crude em pouca quantidade oque pode ser isso? Minha M está pra vim hj mais sem um sinal dela,estou com cólicas fracas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser resposta hormonal do seu próprio organismo. Observe se desaparece após a menstruação.

      Excluir
  75. Olá, tenho 17 anos, e o meu peito está saindo um líquido transparente, só sai quando aperto o bico do peito... Queria saber o que pode ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha cuidado e carinho com suas mamas. Apertar o bico do peito pode machucar. Observe se há saída de líquido espontânea. Se for esse o caso procure um médico! Boa sorte!

      Excluir
  76. Tenho 13 anos e to com muita dó num peito faz alguns dias e tem uma macinha branca do meu bico do peito isso pode ser grave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não. Em algum momento da vida a mulher sentirá dor nas mamas. mPode ser efeito dos hormonios no seu corpo. Continue observando, se acalme e qualquer coisa procure um ginecologista.

      Excluir
  77. Olá, tenho 29 anos e ha alguns dias percebi q sai um pouco de secreçao pegajosa e amarelada do meu seio direito.
    Fiquei preocupada. Pode ser cancer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saída de secreção espontânea do seio deve ser observada. Se a saída da secreção é quando você manipula o seio é diferente. Continue observando. Se a saída espontânea continuar procure um médico. Boa sorte!

      Excluir
  78. Boa tarde tenho 41anos sou ligada a 10 anos mes passado minha menstruação veio duas vezes no começo e quase no final do mês sendo que esse mês veio dia vinte ficou com pouco fluxo mas estou me sentindo muito mau enjôos tonturas e minha barriga esta grande e hoje ao aperta meus seus eu vi um liguido branco que saiu .isso pode acontecer ? Eu posso esta gravida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é ligada, não há essa possibilidade. De qualquer forma você precisa procurar um ginecologista. Calma que vai dar tudo certo!

      Excluir
  79. Olá Boa tarde.
    a alguns dias sentir dores nos meu seio, e Ontem pela manhã fui tomar banho e como de costume apertei meus seios e saio um líquido transparente e pegajoso.
    Quero saber se devo me preocupar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez por ano você deve passar por um exame clínico das mamas. Se ainda não passou esse ano, procure um serviço de saúde para fazê-lo. Nessa oportunidade você deve relatar essa situação, bem como deve aproveitar para relatar qualquer outro sintoma. Boa sorte! Na dúvida, o ideal é esclarecer.

      Excluir
  80. Boa noite! Antigamente sai um liquido dos dois seios parecia leite e só saia quando eu apertava.
    Porem depois que cheguei aos 30 o liquido parou de sair da mama direita e sai uma gostinha transparente da mama esquerda apenas quando aperto,fiz o exame de prolactina e deu normal.Fiz ultração e deu 2 cistos na mama esquerda. Agora estou preocupada com esta gotinha transparente que sai quando aperto.A medica disse que não é nada grave mas fico preocupada. Por favor me reponda.

    ResponderExcluir
  81. Continue seu acompanhamento médico. Se possível pratique alguma atividade física. Tenha fé e tudo vai continuar bem. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  82. Olá a algum tempo sai um pouco de líquido do bico do meu peito ele é pouco meio viscoso e transparente e agora o bico do meu seio tá muito sensivel(Já menstruei) e grudando nas roupas, pode ser algo grave?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso investigar. Pode ser apenas uma reação hormonal do organismo, como pode haver algum processo inflamatório ou alteração das células. Importante procurar se possível um mastologista que é o especialista em mamas. Caso não seja possível procure um ginecologista para que suas mamas sejam examinadas. Boa sorte!

      Excluir
  83. Tenho 23 anos ñ faço uso de anticoncepcional a quase 3 anos e tenho micropolicístos, a 1 ano percebi que quando pressiono o seio esquerdo sai um líquido esbranquiçado mas ñ chega a ser branco e ñ é pegajoso o direito ñ sai nada, meu seio esquerdo é visivelmente maior que o direito mas ñ sinto dor execiva so no período menstrual e nos dois depois passa.
    Já tomei Selene(tratamento passado pelo G.O para a SOMP) e foi após o uso que comecei a ter esse líquido, parei o selene a quase 2 anos e o líquido ainda sai qd pressiono... oque poderia ser????

    ResponderExcluir
  84. A saída de secreção chama a atenção quando é espontânea, independente de pressionar e com a cor transparente ou sanguinolenta. Todas as mulheres tem uma mama um pouco maior que a outra. Dor, inchaço durante o período menstrual é comum. O medicamento que você mencionou pode trazer algumas alterações no organismo, o que confirmaria o que você mencionou. Enfim, continue observando, quando for ao ginecologista fazer o preventivo de colo de útero, peça também para examinar suas mamas e aproveite para fazer esse relato. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  85. Olá tenho 14 ano eu sempre tive uma seio maior que o outro e o bico dele e furado e sair uma massa amarela isso e nomal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mamas não são exatamente iguais. É normal. O mamilo tem orifícios. Cuidado ao manipular seus seios para evitar ferir. Vá observando seu corpo, para conhecê-lo melhor.Quando for a um ginecologista peça para fazer o exame clínico das mamas. Boa sorte.

      Excluir
  86. Olá meu filho mas novo tem 11 anos tenho 34 anos e sempre saio uma macinha branca com mal cheiro o que pode ser

    ResponderExcluir
  87. Tenho 40 anos e vivo apertando meus mamilos, de um lado sai líquidos leitosos e no outro sai mas com um doa ductos um liquido amarelo meio oleoso, ja fui ni medico qd eu tinha 30,n era nada, mas ate hj tenho isso. Amamenrei bastante tive doía filhos, acho q eh por isso q sai! Oq fazer?

    ResponderExcluir
  88. Sugiro passar por um médico para afstar seus temores. a saída de líquidos pelo bico do peito costuma chamar atenção quando é transparente como água ou sanguinolenta. De qualquer forma, cuidado ao fazer o auto-exame das mamas mensal. Não aperte demais seus mamilos. Um profissional de saúde deve ser consultado para lhe tranquilizar. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  89. Tenho 18 anos e tenho um fibradenoma na mama esquerda,e faz um mes mais ou menos.. Esta saindo uma macinha do furo do bico do seio.. E depois ela sai pra fora e vira um casquinha branca... O q pode ser???? Estou preucupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a saída de uma massinha, pode ser resíduo da própria pele. Causa preocupação a saída de líquido. Continue observando e, havendo outras alterações procurar um profissional de saúde para um exame clínico. Boa Sorte!

      Excluir
  90. Olá, tenho 15 anos e eu vejo uma massinha branca no bico dos meus seios e alguns pontinhos brancos também nessa região. Não sei se devo me preocupar, pois minha menstruação veio normal

    ResponderExcluir
  91. Olá! Nao mexa, uma massinha pode até ser a gordura do próprio corpo. Não há em seu relato, nenhum sinal de alerta

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Hoje eu apertei meu bico do peito e saiu uma massinha branca com mal cheiro o que pode ser tenho 34 anos

    ResponderExcluir
  93. Provavelmente não é nada mais que os residuos do próprio organismo. Afinal nosso corpo produz gorduras, expele células mortas. Cuidado ao apertar o bico do peito para não machucar. Quando for ao ginecologista peça para fazer um exame clínico das mamas. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  94. Olá,
    Estou com uma rachadura nos seios, e sempre fica com uma massinha branca, quando tomo banho sempre sai essa massinha mas sempre volta. Além dos meus seios ficarem doloridos. Pode ser algo grave?

    ResponderExcluir
  95. Olá,
    Estou com uma rachadura nos seios, e sempre fica com uma massinha branca, quando tomo banho sempre sai essa massinha mas sempre volta. Além dos meus seios ficarem doloridos. Pode ser algo grave?

    ResponderExcluir
  96. Rachadura nos seios precisa tratar. Procure um médico avaliar. Cuidado para não machucar o mamilo com esse manuseio para retirada de massa. Dor na mama, pode ser efeito dos hormonios, principalmente próximo ao período menstrual. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  97. Oi! Estou com uns buraquinhos parecendo poros nos seios e com pintas brancas.

    ResponderExcluir
  98. olá! devem ser poros mesmo. Observar se surgem novas alterações.

    ResponderExcluir