quinta-feira, 6 de setembro de 2012

SECREÇÃO PELOS MAMILOS

Fluxos Papilares


Última atualização em 17 de Novembro de 2011. Por

Joaquim Teodoro de Araujo Neto - Coordenador do Setor de Patologias Benignas da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP

Os fluxos papilares são as saídas de secreções pelos mamilos sem relações com a gravidez e a lactação. Na grande maioria das vezes, acima de 90%, estão relacionados com alterações benignas, ou seja, não apresentam relações com o câncer de mama, como uso de medicamentos, Alterações Funcionais Benignas da Mamas (AFBM), ectasia ductal, comedomastite, galactoforite, adenoma da hipófise e o papiloma. A principal característica dos fluxos que pode está relacionada com doenças nas mamas é a espontaneidade, ou seja, a saída da secreção sem nenhum estímulo mecânico, como a expressão.

As causa dos fluxos papilares são das mais diversas, sendo uma das principais o uso de vários medicamentos, como uso de terapia hormonal da menopausa, anticoncepcional oral, hormônios tiroidianos, medicamentos para a ansiedade e depressão, como a fluoxetina, a paroxetina, a sertralina e os antidepressivos tricíclicos; analgésicos como os opioides e a codeína; drogas ilícitas como a cocaína e a heroína; medicamentos para náuseas e vômitos como a metoclopramida e a sulpirida; medicamentos para a úlcera como a cimetidina e para a hipertensão arterial como a metildopa, o verapamil e a reserpina.

Outras causas frequentes, relacionadas com a saída de secreções pelos mamilos, são as AFBM que são aquelas modificações que, na maioria das mulheres, são cíclicas, ou seja, que acompanham o ciclo menstrual, ocorrendo principalmente no período pré-menstrual. São secundárias aos estímulos dos hormônios que são produzidos pelos ovários, que além de agirem no útero, causando a menstruação, em algumas mulheres agem nas mamas, causando a dor, o inchaço, a nodularidade difusa (espessamento) e em algumas ocasiões, com a saída de fluxo pelos mamilos, melhorando todos esses sinais e sintomas após a menstruação.

Essas duas importantes causas de fluxos papilares, ou seja, os medicamentos e as AFBM apresentam, normalmente apresentam secreções nos mamilos bilaterais, que saiam por vários orifícios dos mamilos, com muitas cores como azul, verde, castanho, amarelo e branco leitoso, saindo principalmente após a expressão mecânica do mamilo.

Em uma pequena minoria das vezes, os fluxos podem estar relacionados com as doenças das mamas. Esses fluxos são caracterizados principalmente pela espontaneidade (sem a expressão dos mamilos), unilateral (só de um lado) e uniductal (só de um ducto ou orifício do mamilo) e com os aspectos cristalino como "água de rocha" ou sanguinolento. O aspecto sanguinolento está relacionado, principalmente com uma lesão benigna, o papiloma, mas pode ser causado pelo câncer de mama. Já o cristalino está relacionado, principalmente com o câncer de mama. Assim, o fluxo que merece atenção é aquele que é espontâneo, ou seja, que sai sozinho, de um único lado, por um único ducto ou orifício e de aspecto sanguinolento ou cristalino.

Fluxos papilares

Na presença dessas características, um médico Mastologista deve ser procurado para a realização de um exame clínico e se preciso, solicitar alguns exames como a mamografia, a ultrassonografia das mamas e uma biópsia para diagnóstico adequado do fluxo papilar.
Fonte: http://www.sbmastologia.com.br/cancer-de-mama/doencas-mamarias-benignas/fluxos-papilares-1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário