quinta-feira, 31 de julho de 2014

Grupo "Se Toque" vai ao CEPEI para o Mutirão da Cidadania

Dentre os objetivos do Grupo Se Toque está a atuação junto às comunidades com o trabalho de educação popular em saúde visando a prevenção primária de doenças e a detecção precoce do câncer, em especial de mama. Dia 23.07.14 esteve no Mutirão da Cidadania promovido pelo CEPEI - Cntro Psicopedagógico de Educação Inclusiva em Itabuna-Bahia. Lá o "Se Toque" realizou a oficina da mama para as mães e acompanhantes das crianças que são assistidas pela Entidade. 






Grupo "Se Toque" no I MUTIRÃO SOLIDÁRIO DO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES

Em Itabuna, Bahia, dia 19.07.14 aconteceu o Mutirão do Albergue, na Alameda da Juventude e o Grupo "Se Toque" montou seu estande de atendimento que, sob a coordenação da nutricionista Luciana Souza realizou a oficina de nutrição.




Com a participação de alunos do curso de nutrição, houve atendimento à população com medição da altura, pesagem e aferição da pressão arterial, para em seguida cálculo do índice de massa corpórea. Após essa prévia cada paciente era avaliado pela nutricionista e passava em seguida pela pirâmide viva onde era orientado sobre a melhor forma de alimentar-se.

Havia também a oficina da mama onde as mulheres foram orientadas sobre a forma adequada de fazer o auto-exame mensal das mamas e aquelas que quiseram responderam à pesquisa rápida sobre o perfil na prevenção do câncer de mama.

10.07.2014 GRUPO SE TOQUE VAI AO GRÊMIO AÇÃO E VIDA

Na tarde do dia 10.07.2014 o Grupo Se Toque esteve na reunião mensal do Grupo da Melhor Idade "Grêmio Ação e Vida". O evento foi uma oportunidade para abordar a temática do câncer de mama, distribuir material informativo e apresentar um pouco da atuação do "Se Toque".
O Grêmio Ação e Vida é formado por pessoas cuja maior característica é serem de bem com a vida. É o ponto de encontro para confraternizações, planejamento de passeios e outras atividades. Estiveram representando o "Se Toque, Sueli, Carmen, Raimunda e D'Ajuda. Foi uma oportunidade para tratar da questão da prevenção primária e do auto-cuidado. O encontro foi no Cermonial Maison Marie.

001
foto de membros do Grêmio Ação e Vida publicada no Diário Bahia
http://www.diariobahia.com.br/colunistas/manuela-berbert/6913-sao-joao-2014-imagens-que-entraram-para-a-historia-da-nossa-regiao.html

domingo, 6 de julho de 2014

DERMOPIGMENTAÇÃO DA AURÉOLA - PALESTRA MENSAL DO GRUPO SE TOQUE

A especialista Martha Sousa Dias ministrou palestra no Grupo Se Toque no dia 31.05.2014 quando apresentou a técnica de dermopigmentação que permite diversas aplicações no ser humano. No encontro, a ênfase foi o uso em mulheres pós cirurgia de câncer de mama. De forma bastante elucidativa a palestrante mostrou o impacto positivo que a "reconstrução da auréola" oferece a quem passou por todo o trauma da mutilação, do tratamento contra o câncer e alcança um novo visual com esse recurso estético.

VEM AÍ O MUTIRÃO DO ALBERGUE BEZERRA DE MENEZES

Dia 19.07.2014 acontecerá o evento "Albergue Solidário". Será uma mobilização social englobando diversas ações e serviços que serão oferecidos à população tais como: aferição de pressão  e índice glicêmico, orientação sobre nutrição e IMC, aquisição de documentação civil, informações sobre DST/AIDS, pesagem, vacinação e encaminhamentos para PSF, informações sobre trânsito, orientações sobre medidas preventivas para dengue, apresentações culturais, exames oftálmicos, recreação infantil, cortes e escovação de cabelos e serviço de manicure. No evento haverá a arrecadação de alimentos não perecíveis para manutenção da alimentação dos internos do Albergue. O Grupo Se Toque é parceiro e estará com um estande na Av.Mário Padre, próximo à Câmara de Vereadores com os serviços de orientação sobre detecção precoce do câncer de mama e alimentação para prevenção de doenças. Venha participar também!