quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Aplicativo de doação de sangue auxilia milhares de doadores no país

Os amigos Thiago Azevedo e Thiago Luccas, doadores de sangue há mais de 10 anos, sempre tiveram vontade de ajudar a aumentar o número de voluntários. Por isso, eles idealizaram um aplicativo para ajudar os Hemocentros do Rio Grande do Norte (RN) a controlar demandas de estoque e os doadores de sangue a controlar o registro de doações.
Depois de pronta, a ideia precisava sair do papel. Foi ai que Arlindo Rodrigues e Fred Castro, analistas de sistemas, se uniram aos amigos doadores para dar vida ao aplicativo. “Quando o Thiago (Azevedo) trouxe a ideia, a gente não sabia como fazer e também não tinha dinheiro, então chamamos os dois como parceiros”, lembra Thiago Luccas, que se diferencia do colega pelo sobrenome.
Assim, em abril de 2014, nasceu o Hemoliga. Hoje, dois anos depois da criação, mais de 50 mil pessoas estão conectadas ao aplicativo em sete estados brasileiros: Rio Grande no Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Pará (PA), Paraíba (PB).
Com o Hemoliga, através da tela do celular ou do computador, você pode: registrar suas doações e consultar seu histórico, verificar informações atualizadas sobre quais sangues estão em falta nos bancos da sua região, e ainda recebe notificações sobre campanhas em curso e em qual data você pode realizar sua próxima doação.
Desde 2014 já foram registrados mais de 10 mil doações de sangue no aplicativo. Luccas comemora: “Se você parar para pensar que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, e que tudo isso partiu de uma ideia simples, são muitas vidas salvas. Isso é maravilhoso”.
As redes sociais da Hemoliga também são portas para as pessoas interagirem. “Às vezes compartilhamos alguma campanha no facebook ou no instagram e em questão de minutos conseguimos os doadores. É algo muito incrível”, comemora Luccas.
A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde, considera que os aplicativos de incentivo à doação de sangue para celulares podem aproximar os doadores de sangue dos hemocentros, auxiliando inclusive na fidelização desses doadores. Desde que os princípios da voluntariedade e altruísmo da doação de sangue sejam respeitados, a ferramenta pode ser muito útil no fortalecimento da doação de sangue no país.
Para baixar o aplicativo no celular, ou criar o cadastro na web, basta entrar no site www.hemoliga.com.br. Também é possível curtir as páginas do projeto no facebook e no instagram.
Aline Czezacki, para o Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário