segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Médico alerta para perigos do câncer de estomago

O estômago é um órgão que faz parte do sistema digestivo e tem a função de processar os alimentos ingeridos, extraindo deles vários nutrientes. Essencial para a boa qualidade de vida, este órgão pode sofrer com o crescimento de células anormais e consequentemente com o Câncer de Estômago. Para falar mais sobre o assunto o especialista em cirurgia geral e do aparelho digestivo da Unimed Vale do São Francisco, Thiago Jardim Pereira, comenta a respeito das causas e tratamentos desta doença.

"O câncer de estomago é um tumor maligno que surge no estômago e decorre de uma replicação exagerada e descontrolada de células do próprio organismo. No Brasil, o câncer de estômago é o quarto mais incidente na população masculina e sexto na feminina”, ressalta o médico.

Segundo Pereira, os principais fatores de risco para câncer gástrico são "Familiares próximos que tenham tido essa doença, tabagismo, idade maior do que 50 anos, infecção do estomago pela bactéria Helicobacter pilory, dieta rica em alimentos defumados e em conserva, obesidade, cirurgia gástrica previa, sangue tipo A, anemia perniciosa, gastropatia hipertrófica, e algumas síndromes hereditárias, como Peutz-Jeguers”, pontua o especialista.

Para prevenir é preciso evitar os fatores de risco, e principalmente com acompanhamento médico. Recomenda-se endoscopia digestiva alta para pacientes de risco.

O melhor exame para diagnóstico do câncer gástrico é a endoscopia digestiva alta com biopsia. "Este exame deve ser realizado em todos os pacientes com fatores de risco, especialmente próximos dos 50 anos” comenta Pereira.

"O único tratamento curativo é a cirurgia, chamada gastrectomia (retirada do estômago). Pode ser necessária a retirada total ou parcial do estômago, a depender da localização do tumor. Muitas vezes também são necessárias a radioterapia e a quimioterapia”, alerta o cirurgião.

Fonte: O Diário da Região in http://www.oncoguia.org.br/conteudo/medico-alerta-para-perigos-do-cancer-de-estomago/9833/7/

Nenhum comentário:

Postar um comentário