segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

grupo se toque faz avaliação do movimento outubro rosa 2016

O Grupo Se Toque efetuou a avaliação das atividades desenvolvidas durante a campanha mundial de combate ao câncer de mama “Outubro Rosa”. Ao longo do mês mulheres a partir dos 40 anos,  foram encaminhadas para a realização de mamografia, foram realizadas atividades de orientação para pacientes, palestras, rodas de conversa, oficinas da mama e de nutrição, sempre com o objetivo de sensibilizar para a importância da detecção precoce e tratamento do câncer de mama. Neste ano mais uma vez o Grupo esteve em escolas, unidades de saúde, empresas, igrejas, sempre priorizando espaços onde há menor acesso à informação. A sede do “Se Toque” foi decorada na temática, com a criação de espaços da alimentação saudável, cantinho do amor próprio e da oficina da mama, vez que o tema transversal escolhido para ser trabalhado ao longo do mês foi “Vida Saudável”. Para abordar o tema vida saudável foi levado em consideração as diversas dimensões que envolvem o assunto: amor, alimentação, atividade física, paz, trabalho, saneamento, educação, transporte, segurança, lazer, etc. Sempre numa perspectiva das diversas dimensões do ser humano: seu relacionamento com Deus, com si próprio, com o outro, com o mundo.
Como as atividades foram realizadas em conjunto com outros parceiros, foi possível ao longo do mês oferecer serviços à população como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, técnica do auto-exame, consultas e avaliações, dentre outras.

O Outubro Rosa Itabuna 2016 realizado pelo Grupo Se Toque superou todas as expectativas e consolida nossa convicção de que muito há por ser feito pois, a vivência nas comunidades comprova o que já sabíamos, ainda é preciso avançar para que os diagnósticos sejam realizados mais precocemente. O grande desafio é vencer a situação de diagnósticos em estágios avançados, quando muitas vezes será realizado apenas tratamento paliativo. É preciso vencer a falta de conhecimento, o medo e a falta de recursos, entraves para uma maior chance de cura no tratamento do câncer. A campanha terminou mas,  o trabalho continua! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário