sexta-feira, 3 de março de 2017

Como tratar virose? Repouso e hidratação são importantes

Virose é nome dado a quadros clínicos provocados pela infecção por algum tipo de vírus. Dentro deste conceito, doenças como a gripe, dengue e HIV podem ser consideradas viroses.
No entanto, no dia a dia, os médicos usam o termo "virose" para se referir a infecções do trato respiratório ou gastrointestinal que possuem sintomas ou sinais brandos e que duram um tempo definido, com uma provável evolução para a cura, sem complicações. Normalmente essa denominação é usada até que se consiga descobrir o agente causador da doença.

Tratamento para viroses

O tratamento das viroses normalmente consiste em tratar e minimizar seus sintomas, já que existem poucos medicamentos para os vírus em si. O tratamento dos sintomas normalmente envolve remédios para redução da febre e melhora da dor, além de orientações gerais de saúde.

Os sintomas mais comuns das viroses gastrointestinais são febre, diarreia, vômito e dor abdominal, enquanto as viroses respiratórias apresentam febre, corisa, espirros e, às vezes, dores no corpo. Saiba mais sobre os sintomas de viroses aqui.
Além do tratamento para os sintomas, cuidados em casa podem ajudar os sintomas a serem aliados mais rapidamente, pois auxiliam no funcionamento do sistema imunológico. São eles:
  • Hidratação constante
  • Repouso
  • Alimentação saudável e leve
  • Uso dos medicamentos indicados pelo médico
  • Evitar ir a locais com muitas pessoas para evitar a transmissão, como escola, trabalho, transporte público, e etc.
  • Evitar compartilhar talheres e copos com pessoas de casa.
Em casos de pessoas com diarreia e vômitos, é importante a reidratação com soro caseiro, que além de repor os líquidos também traz minerais que costumam ser perdidos nesses quadros.

Quando ir ao médico devido a uma virose?

Muitas vezes os sintomas de viroses podem ser simples e não levam a pessoa ao médico. O ideal é buscar ajuda se os sintomas estão atrapalhando seu dia a dia, se intensificam e não melhoram mesmo com medicações.
Pessoas com sistema imunológico mais fragilizado também tem mais chances de se infectarem e manifestarem sintomas de viroses, como crianças, idosos, pessoas com HIV e que passam por quimioterapia também devem buscar um médico quando apresentarem sintomas típicos de viroses, como febre, vômito e diarreia

Complicações das viroses

As viroses mais simples e comuns não trazem complicações. No entanto, existem diversas doenças virais mais graves e trazem sequelas, como o pólio, HIV, ebola. Sabemos também que as arboviroses podem trazer algumas complicações graves em alguns casos, como a síndrome de Guillain-Barré e o Zika vírus.

Fontes consultadas

Infectologista Raquel Guimarães, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI)
Infectologista Jean Gorinchteyn (CRM-SP: 77.532), da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo
http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/25232-como-tratar-virose-repouso-e-hidratacao-sao-importantes acesso em 03/03/17 às 17:56h

Nenhum comentário:

Postar um comentário