segunda-feira, 3 de julho de 2017

Instituto Oncoclínicas lança plataforma digital com conteúdo exclusivo para profissionais de saúde

Conteúdo científico e de educação relacionados à oncologia; ensino a distância, acesso a artigos comentados e cobertura ao vivo dos principais eventos mundiais do segmento estão entre os materiais disponibilizados gratuitamente

O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) acaba de lançar o Instituto Oncoclínicas, canal na internet com acesso gratuito para profissionais de saúde. Criada em 2015, a organização é parte de uma iniciativa liderada por oncologistas que compõem o corpo clínico do Grupo Oncoclínicas em todo o Brasil, com a missão de gerar, disseminar e integrar o conhecimento para o tratamento do câncer. A partir de iniciativas como simpósios e grupos de discussão de casos, o Instituto Oncoclínicas promove o fomento ao ensino continuado, pesquisa e formação profissional especializada.
 
A proposta do novo site – lançado durante a ASCO 2017 Annual Meeting, encontro anual promovido pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica – é ser um espaço totalmente colaborativo, aberto para que profissionais de saúde contribuam para o desenvolvimento de um ecossistema para troca contínua de conhecimento, contemplando conteúdos diversos, que contribuem para a disseminação de informações de qualidade, seja por meio de artigos, estudos, pesquisas ou discussões. "Este é um passo adiante na transmissão do conhecimento e da informação entre os profissionais envolvidos no tratamento oncológico. E uma conquista importante para todos nós que nos dedicamos e trabalhamos no combate ao câncer”, comenta o Dr. Raphael Brandão, Coordenador Científico do Grupo Oncoclínicas. 
 
Entre os principais atrativos da plataforma digital está o PACTO - Padrão Assistencial de Conduta no Tratamento Oncológico, que engloba o que existe de mais atual no mundo em práticas e condutas nos segmentos de Oncologia Clínica, Radio-Oncologia e Farmaco-Oncologia. Pautado por estudos científicos, informações práticas e normas de órgãos regulatórios, o PACTO funciona como uma verdadeira biblioteca virtual, que uniformiza e integra dados para consulta de especialistas, facilitando as tomadas de decisões terapêuticas.
 
Há ainda a área Academia Instituto Oncoclínicas, programa completo de ensino a distância (EAD), que, inicialmente, terá mais de 120 aulas disponíveis, entre as quais as especialidades câncer de mama, oncologia torácica, tumores do trato gastrointestinal, tumores do trato geniturinário, melanoma e sarcoma, cabeça e pescoço, neuro-oncologia, onco-hematologia, oncogenética e cuidados paliativos. Os interessados poderão ainda acompanhar os chamados Tumor Boards – série de debates por videoconferência comandada por oncologistas do Grupo Oncoclínicas e do Dana-Farber Cancer Institute / Harvard Cancer Center para troca de informação sobre casos clínicos de alta complexidade. Além disso, a página online realizará transmissões ao vivo de eventos de grande relevância no cenário mundial da oncologia. 
 
"A partir dessas diferentes iniciativas disponibilizadas no meio digital, o Instituto Oncoclínicas passa a oferecer acesso ao que há de mais avançado para o tratamento do câncer, com a garantia de uma curadoria editorial feita por médicos para médicos”, explica o Dr. Raphael.
 
Confira todos os atrativos do site do Instituto Oncoclínicas:
 
  • Série PACTO: o Padrão Assistencial de Conduta no Tratamento Oncológico  contempla condutas em Oncologia Clínica, Radio-Oncologia e Farmaco-Oncologia, utilizando, como referência, evidências científicas e normas de órgãos regulatórios. O objetivo do PACTO é uniformizar e integrar o tratamento oncológico, facilitando as tomadas de decisões terapêuticas.
  • Academia Instituto Oncoclínicas: Plataforma de Ensino a Distância que contará com inúmeros cursos online (mais de 120 aulas), abrangendo as áreas de cuidados ao paciente. Aborda o tratamento oncológico a partir de um olhar global, atualizado e integrado.
  • Disponibilização de conteúdos: Das principais publicações da área (em diversos formatos): newsletters, arquivos de aulas, artigos comentados e vídeos, entre outros.
  • Calendário dos Ciclo de Discussões Científicas: Reuniões interdisciplinares para atualização científica e discussão de casos.
  • Calendário dos Tumor Boards: Aulas por videoconferência entre as unidades do Grupo Oncoclínicas e o Dana-Farber Cancer Institute, para a discussão de casos clínicos.
  • Cobertura online dos principais eventos mundiais de oncologia: Discussões entre os profissionais de referência em oncologia sobre os principais temas abordados durante eventos internacionais de grande relevância.
 
Sobre O Instituto Oncoclínicas

O Instituto Oncoclínicas de Ensino, Pesquisa e Educação Médica Continuada (IOEPEMC) é uma iniciativa promovida por médicos integrantes do Grupo Oncoclínicas. O Instituto tem como objetivos principais o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa, da formação profissional e das técnicas médicas diagnósticas e terapêuticas, especialmente nos campos da oncologia, radioterapia e hematologia e a promoção à saúde. Para mais informações, acesse o site do Instituto.  

Sobre as Clínicas no Rio de Janeiro

A Oncoclínica Centro de Tratamento Oncológico, o Centro de Excelência Oncológica e a Oncoclínica Radioterapia, clínicas do Grupo Oncoclínicas no Rio de Janeiro, atuam no tratamento oncológico com serviços de oncologia clínica, hematologia e radioterapia, adotando o conceito de atendimento integral, humanizado e interdisciplinar a pacientes com câncer. 

As unidades estão distribuídas estrategicamente na cidade do Rio de Janeiro, com estruturas pensadas para proporcionar conforto e facilidade de deslocamento dos pacientes. Esta distribuição geográfica das clínicas e dos parceiros reforça esse conceito, uma vez que favorece o acesso aos diversos serviços que participam da assistência e dos cuidados necessários aos pacientes. 

O Centro de Infusões e Terapias – CIT RJ, também uma unidade Oncoclínica, é focado em tratamentos não-oncológicos - local especializado na infusão e no gerenciamento de tratamentos farmacológicos para patologias em diversas especialidades médicas. Para obter mais informações, visite o site da Oncoclínica e Centro Excelência Oncológica.  
 
Sobre o Grupo Oncoclínicas 

Fundado em 2010, é o maior grupo especializado no tratamento do câncer na América Latina. Possui atuação em oncologia, radioterapia e hematologia em 10 estados brasileiros. Atualmente, conta com 43 unidades entre clínicas e parcerias hospitalares, que oferecem tratamento individualizado, baseado em atualização científica, e com foco na segurança e o conforto do paciente.

Seu corpo clínico é composto por mais de 400 médicos, além das equipes multidisciplinares de apoio, que são responsáveis pelo cuidado integral dos pacientes. O Grupo Oncoclínicas conta ainda com parceira exclusiva no Brasil com o Dana-Farber Cancer Institute, um dos mais renomados centros de pesquisa e tratamento do câncer no mundo, afiliado a Harvard Medical School, em Boston, EUA. Para obter mais informações, visite Grupo Oncoclínicas

Fonte: RPM Comunicação
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/instituto-oncoclinicas-lanca-plataforma-digital-com-conteudo-exclusivo-para-profissionais-de-saude/10908/7/ acesso em 03/07/17 às 12:59hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário