PRESBIACUSIA - Declínio do Sistema Auditivo em função da idade
Este foi o tema tratado pela fonaudióloga Thiara Almeida, em Itabuna no Simpósio sobre Qualidade de Vida. Eis algumas informações trazidas por ela:
Vários fatores podem prejudicar a audição: hipertensão, diabetes, cardiopatias, reumatismo, medicações ototóxicas, exposição a ruídos, etc.
GRANDE RISCO PARA JOVENS DE 30 ANOS É O USO PROLONGADO DO IPOD!
SINTOMAS NO IDOSO:
- Confuso, desorientado, distraído, não comunicativo, não colaborador, não compreende o que lhe é dito, dificuldade em localizar a fonte sonora, zumbido, etc.
PREJUÍZOS:
- Isolamento social, intolerância a sons de forte intensidade, incapacidade auditiva (igreja,rádio,TV), problemas de alerta e defesa (ouvir buzina).
SOLUÇÃO:
Após avaliação com otorrino, encaminhar a um Centro de Saúde Auditiva. Nas principais cidades há esses estabelecimentos criados para atendimento pelo SUS que faz, a partir de um laudo que ateste a perda auditiva todo o tratamento que inclui inclusive o aparelho para surdez - sendo do tipo mais adequado ao tipo da perda auditiva.
ATENÇÃO:
Foi alertado que não se deve usar cotonete no ouvido. Ele pode empurar a cera para o interior formando uma bolha. A cera tem sua função que é lubrificar. Só limpar a orelha externa e para isso usar uma toalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário