quarta-feira, 20 de junho de 2012

VISUALIZAÇÃO PARA PACIENTES DE CÂNCER

Macro Flower Photograph (DP-650-14)Uso da visualização no tratamento de pacientes com câncer e de seus cuidadores


“A maior descoberta da minha geração

é que os seres humanos,

ao alterarem as atitudes interiores

da sua mente,

podem mudar aspectos exteriores da sua vida.”

(William James)



O câncer, por ser uma doença crônica, também expõe o doente e seus familiares a outras situações estressantes, que se somam à possibilidade de internação. Há a necessidade de visitas periódicas ao hospital, que geram dificuldades e obstáculos na sua vida social e familiar, como, por exemplo, a restrição do convívio social, o aumento da angústia e da tensão familiares, a necessidade de se adaptar aos novos horários, confiar em pessoas até então desconhecidas, privar-se de muitas tarefas rotineiras, passar por tratamento médico muitas vezes sofrido e desgastante, tanto no aspecto físico como emocional.

Se considerarmos que mente e corpo são interligados e que funcionam juntos de modo sincrônico, podemos dizer que as imagens mentais que produzimos podem afetar tanto nosso estado de saúde como o de doença.

Por exemplo, ao imaginarmos uma situação aterrorizante, nosso corpo reage como se vivenciasse de fato, produzindo substâncias e processos fisiológicos como arritmia, baixa de temperatura, sudorese, entre outros, responsáveis pelas sensações de estresse e tensão. De modo inverso, quando termos imagens de saúde e bem-estar, nosso corpo reage acionando processos de relaxamento e autocura, ativando o sistema imunológico, além de ser eficaz para ajudar a estabelecer objetivos na vida e re-significar crenças negativas.

Assim, muitos estudos e pesquisas citam a eficácia do uso de técnicas de relaxamento e visualização no controle de sintomas do câncer, principalmente no controle da dor e da náusea induzidas pelo tratamento quimioterápico, na ansiedade, depressão, desordens alimentares e sono, ajudando a propiciar ao paciente uma sensação de bem-estar, restauração do sentimento de autocontrole, eficiência pessoal e participação ativa no seu tratamento.

Para uma boa visualização é importante:

1.Posicionar-se de modo confortável, pernas e braços descruzados e de preferência de olhos fechados.
2.Estar relaxado, com alguma técnica de relaxamento, para a busca de um aquietamento interno e externo.
3.Limpar as preocupações, os pensamentos e sentimentos negativos, que causam tensões.
4.Observar a própria respiração, buscando um ritmo mais harmonioso e tranquilo. Lembrar que uma expiração longa e lenta é importante para o relaxamento do corpo, pois ajuda a baixar a pressão sanguínea e descontrair a musculatura do corpo.

Kátia Ura
CRP 06/85901
Psicóloga
Pesquisadora do Projeto Ciranda Viva
E-mail: katiaura@cirandaviva.com.br
http://www.cirandaviva.com.br/novidades/artigos/item/33-uso-da-visualiza%C3%A7%C3%A3o-no-tratamento-de-pacientes-com-c%C3%A2ncer-e-de-seus-cuidadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário