Nova técnica cirúrgica ajuda a reduzir sequelas do câncer de mama
Procedimento preserva nervos durante cirurgia. Após um ano de acompanhamento, 80% das pacientes apresentaram menor nível de dor
Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chegou a uma nova técnica cirúrgica capaz de reduzir as sequelas do câncer de mama. Os nervos isolados estudados na pesquisa são facilmente lesados em procedimentos cirúrgicos como esse,durante o procedimento, foi preservado dois nervos, intercostobraquial e terceiro nervo intercostal, por causa da maneira como estão dispostos, há grande chance de serem prejudicados se não houver a intenção de poupá-los.
Após um ano de acompanhamento, 80% das pacientes operadas desse modo apresentaram menor nível de dor. Além disso, a sensibilidade do braço foi preservada em 64% dos casos.
No entanto, não são todos os casos em que é possível realizar essa cirurgia. Algumas situações, como um grande número de linfonodos comprometidos na axila, ou nódulos muito aumentados, que envolvam o nervo, impedem que este seja preservado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário