Ainda não existe obrigatoriedade dos fabricantes em recolher seus produtos fora de uso para reciclagem. Os acordos setoriais estão sendo realizados e em pouco tempo todos serão obrigados a fazer. Aqui no site busque pela marca ou fabricante para saber se a empresa já tem política de recolhimento dos produtos.
Enquanto ainda isso não acontece a prática do consumo sustentável pode ser feito de maneira simples adotando algumas atitudes:
Eletroeletrônicos
Computadores, impressoras, cabos e teclado
Os equipamentos de informática em geral se estiverem ainda funcionando devem ser doados para as entidades que promovem a inclusão digital nas comunidades carentes. Procure doar sempre esses equipamentos, mesmo quebrados pois podem ter suas peças aproveitadas em outros. Caso queira descartar procure o fabricante e informe-se sobre o programa de retirada para descarte correto. Opte em comprar sempre de fabricantes que possuam essa política.
Toner e cartuchos de tinta de impressoras
A maioria dos fabricantes de impressoras já tem política de recolhimento. Procure sempre devolver o usado para que seja feita a reciclagem de forma correta. Nunca jogue fora, pois são produtos com resíduos tóxicos que não devem ser descartados nos lixões. Evite a remanufatura pois fatalmente o destino final quando não puder ser mais reenchido será o aterro e lixão.
Celulares, cabos e carregadores
Praticamente todos os supermercados e lojas de venda de celulares já possuem pontos de coleta. Nunca jogue no lixo pois a bateria dos celulares são muito nocivos à natureza. Lembrar sempre que a responsabilidade do nosso lixo é nosso mesmo.
Eletrodomésticos
Geladeiras, fogões e máquinas de lavar
Sempre que for trocar seus eletrodomésticos por novos, procure a marca cujo fabricante faça a coleta do velho. Pode também escolher a loja que tenha essa política de recolhimento.
Liquidificadores, batedeiras, micro-ondas
Faça sempre a separação desses produtos que for jogar fora, optando por catadores que encaminham para a reciclagem. Da mesma forma escolha sempre pela marca cujo fabricane faça a coleta do velho.
Televisores, Dvds, Videocassetes
O grande problema hoje é a troca dos televisores de tubo por modelos de tela plana. Esses televisores antigos são o grande problema do imenso lixo eletrônico que estão gerando e devem ser sempre encaminhados para reciclagem.
Embalagens
Vidro
Toda embalagem de vidro pode ser reciclado. Os únicos tipos de vidro que não são recicláveis são os vidros de carros e espelhos. Portanto separe sempre o vidro para reciclagem.
Plástico de Embalagens e plásticos de alimentos prontos
Em princípio todos os tipos de plásticos podem ser reciclados gerando novos plásticos. Os plásticos dos salgadinhos, do arroz e feijão e todos os demais devem ser separados na sua casa como lixo seco a ser reciclado.
Sacos de Embalagem
O grande problema dos sacos de embalagens, sejam do supermercados e lojas de varejo são o seu uso indiscriminado estando disseminado em toda a natureza. Eles não são biodegradáveis e hoje é a pior praga ambiental, causando a morte de animais e peixes que os ingerem. Procure levar sua própria sacola ao supermercado, ou opte por embalagens de papelão e sacos de papel. Separe sempre esses sacos ao descartar.
Garrafas Pet
Hoje a garrafa pet tem um vasto uso na reciclagem doméstica, alem de ser reprocessada para novas garrafas. O material da garrafa é muito usado para fabricação de tecidos, vassouras, vasos, iluminação, e muitos outros na imaginação dos artistas. Portanto após o uso e antes de descartá-las, lave-as para retirar o resíduo.
Latas de Alumínio
A mais conhecida embalagem reciclável e mais procurada pelos catadores pelo seu valor de venda. Separe sempre para a reciclagem.
Latas em geral
As latas de aço usadas em embalagens de alimentos como milho, ervilha, sardinhas, e tantos outros devem sempre ser separados no seu lixo doméstico. O aço, tal como o alumínio, pode voltar à cadeia produtiva em novas latas ou outros produtos derivados.
Leite Longa Vida
Essas embalagens de leite e sucos são compostas por papel, alumínio e plástico e hoje são totalmente recicláveis, num processo de separação de cada componente. Já existe também um grande interesse artesanal reciclando-os para a produção de bolsas e carteiras. Após seu uso lave-as e abra-as para melhorar o transporte.
Tubos de creme dental
As embalagens de cremes dentais são feitas com plástico e alumínio e totalmente recicláveis. Portanto não misture com o lixo comum. Separe-os sempre.
Papel e Papelão
Esse é um dos mais antigos, procurados e conhecidos resíduos sólidos. Pela facilidade de revenda são um dos preferidos pelos catadores. Por ser formado por fibras de celulose a sua reciclagem é muito usada na fabricação de novos papeis e outros produtos.
Outros produtos que devem ser separados para reciclagem
Óleo de Cozinha
O óleo de cozinha usado serve para a fabricação de sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. Muitas residências, bares e restaurantes, hotéis ainda jogam o óleo de cozinha direto na rede de esgoto poluindo o solo e a água sem conhecer os prejuízos dessa ação, além de causar entupimento das tubulações.
Recolha o resíduo e entregue nos postos de coleta. Hoje quase todas as redes de supermercados já possuem postos para a coleta de óleo.
Lâmpadas
Um dos mais graves problemas do descarte são as lâmpadas fluorescentes que contêm o elemento químico mercúrio, substância altamente tóxica. No Brasil infelizmente essas lâmpadas fluorescentes ainda são jogadas no lixo e se juntam a milhares de outras nos aterros sanitários. O mercúrio é liberado no solo quando a lâmpada se quebra, atingindo o lençol freático poluindo a água podendo provocar graves intoxicações, problemas neurológicos, respiratórios e até matar.
No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, o que é um absurdo, contaminando o solo e a água.
A lâmpada fluorescente é totalmente reciclável, com a separação dos seus componentes, mas o acesso popular ao descarte , que deve ser feito com coletores especiais, ainda está muito distante de nós. Mesmo separado do lixo comum ela termina sendo despejada nos aterros e lixões.
Pneus
O pneu velho deve sempre ser deixado nas oficinas e postos no momento de troca. Eles são recolhidos pelos fabricantes para a reciclagem. Os resíduos do pneu servem para a fabricação de asfalto, pisos de quadra esportiva, tapetes e também usado como combustível na indústria de cimento. Artesanalmente também é usado para a produção de calçados e brinquedos.
Pilhas
Nunca misture as pilhas usadas no lixo. Faça a separação, e entregue em postos de coletas pois elas contem elementos químicos altamente tóxicos que podem vazar se jogados nos aterros. Elas são recicláveis e seus componentes são usados na fabricação de cerâmicas, tintas e vidros.
Remédios
Os remédios vencidos nunca devem ser misturados ao lixo comum. Leve-os para os locais de coleta nas farmácias e postos de saúde onde terão destino adequado.
http://comprassustentaveis.com/consumo-e-reciclagem-na-pratica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário