sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

INCA lança livro inédito com informações de câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens

10/02/2017 - O livro Incidência, mortalidade e morbidade hospitalar por câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens no Brasil: Informações dos registros de câncer e do sistema de mortalidade, que preenche a lacuna de informações nacionais sobre a incidência, a mortalidade e a morbidade hospitalar relacionadas ao câncer no grupo de pessoas de zero a 29 anos, foi lançado nesta sexta-feira, 10, pelo INCA. A morbidade refere-se ao número de pessoas, dentro da mesma população, que adquire a doença num dado intervalo de tempo. A nova publicação faz parte das ações em torno do Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) promovidas pelo Instituto.
 As neoplasias em crianças e adolescentes diferem dos tumores dos adultos quanto à forma, ao comportamento clínico e às localizações primárias e, por isso, devem ser estudadas separadamente: quase sempre, afetam as células do sistema sanguíneo e as dos tecidos de sustentação. Nos adultos, as células epiteliais, que recobrem órgãos, são as mais afetadas.
O livro dá sequência a primeira publicação, Câncer na Criança e no Adolescente no Brasil. Dados dos Registros de Base Populacional e de Mortalidade, de 2008, que compreendeu a faixa etária de zero a 19 anos.
Um dos objetivos da iniciativa é prover a sociedade de informações com qualidade e oportunidade que subsidiem políticas públicas. Por isso, “quanto mais organizado e padronizado for o processo, mais indicado se faz o uso de sistemas de informação que possam responder às demandas e às necessidades para a tomada de decisão", esclarece o texto de apresentação do livro.
A tecnologista Marceli de Oliveira Santos, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, acrescentou que o livro é “instrumento necessário para a pesquisa e o planejamento em saúde, para a melhoria da avaliação e a gestão do controle de câncer infantojuvenil".
Para o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, “o INCA é um orgulho do conhecimento e da assistência [em saúde]". Na oportunidade, ele lançou o Protocolo de Diagnóstico Precoce do Câncer Pediátrico, resultado da parceria entre o Ministério da Saúde, do INCA e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica. Orientado para profissionais da Atenção Básica, o livro tem com objetivo auxiliar aos profissionais de saúde não especialistas em oncologia na condução dos casos suspeitos, contribuindo para a detecção precoce e o encaminhamento para o tratamento oportuno.
Nova Pediatria
O evento teve início com uma apresentação musical dos pacientes da ala pediátrica do Instituto, seguido das boas-vindas da diretora-geral do Instituto, Ana Cristina Pinho. Para ela, com o livro sobre incidência, mortalidade, morbidade do câncer em crianças e adolescentes, “o INCA reforça seu compromisso de informar a população e a sociedade como um todo".
Também foram inauguradas as novas instalações da Unidade de Internação Pediátrica. Segundo Ana Pinho, o novo espaço oferece aos pacientes um ambiente mais acolhedor, humanizado e adequado à realidade das crianças e adolescentes. Ela afirmou que a humanização deve ser uma preocupação constante do Instituto. O câncer pediátrico é uma doença curável e o período de tratamento varia de seis meses a dois anos, sendo que são previstas algumas internações neste período. “Estamos concretizando um sonho", disse a chefe do Serviço de Pediatria do Instituto, Sima Ferman. Ela ressaltou a participação dos parceiros e convidou a todos para se engajarem em novos projetos em favor das crianças com câncer em atendimento no Instituto. Anualmente, 350 novos pacientes são matriculados no Instituto. Por isso, disse Sima Ferman, “hoje é dia de comemorar com emoção, alegria e agradecimento".
Sima Ferman, Ana Pinho e Francisco de Assis entregaram placas em homenagem aos parceiros que contribuíram para a revitalização do espaço. Os homenageados foram Francisco Neves, do Instituto Ronald; Angélica Nasser, do INCAVoluntário; Luiz Augusto Maltoni Jr., da Fundação do Câncer. Cris Pitanguy, do Grupo Eu Ajudo o INCA; Fernanda Coque, do Vide Vida;, Valério Garaiulo, da La Roche-Posay; Mônica Lucas, da Escola Americana; Renata Cordeiro Guerra, do Instituto Todos Com Felipe; Leonardo Felix, da Lanco; Fani Zaborowski, do Natal 40 Graus; e a madrinha do INCAVoluntário, Daniella Sarahyba Klabin. Outro homenageado, o jogador Thiago Silva não pôde comparecer e enviou um vídeo.
O evento foi realizado no edifício-sede do INCA, na Praça Cruz Vermelha, no centro do Rio de Janeiro.

Fonte: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2017/livro_cancer_infantojuveni acesso em 10/01/17 às 18:18hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário