quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Pesquisa Nacional de Saúde vai estimar a cobertura de exames preventivos do câncer do colo do útero e de mama
18/10/2012 - Pela primeira vez, o Ministério da Saúde vai avaliar a saúde da população a partir de exames laboratoriais. O estudo, denominado Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), será realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do próximo ano. Além dos questionários, haverá coleta de sangue e urina, aferição de medidas antropométricas e da pressão arterial. Cerca de 16 mil pessoas deverão ser submetidas aos exames, dos 80 mil domicílios pesquisados, em 1.600 municípios.
A pesquisa faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNTs) e tem como meta produzir novas informações sobre os hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividade física e fatores associados aos comportamentos não saudáveis. As informações vão subsidiar as ações de combate às DCNTs, responsáveis por 72% das mortes no Brasil.
"Este estudo é um dos mais completos já realizados pelo Ministério da Saúde. Teremos um leque de informações que nos permitirá uma avaliação mais ampla e um melhor planejamento das ações estratégicas e políticas públicas", destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. O estudo deve ser realizado a cada cinco anos.
O levantamento pretende estimar a cobertura de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, investigar a atenção fornecida aos doentes diagnosticados com hipertensão, diabetes e depressão, incluindo acesso a medicamentos, exames complementares de diagnóstico e continuidade nos cuidados. A PNS também deve delinear o perfil lipídico da população e dimensionar o acesso ao diagnóstico de alguns agravos crônicos (como hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, creatinina no sangue, dosagem de sal na urina), com base na comparação de medidas objetivas (medidas antropométricas, de pressão arterial e exames laboratoriais) e subjetivas (morbidade autorreferida). (Portal da Saúde/MS)
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2012/pesquisa_nacional_saude_estimar_cobertura_exames_preventivosa_cancer_colo_utero_mama
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário