O dia 31 de agosto é dedicado ao reconhecimento destes profissionais da saúde. A data remete à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. Atualmente a Associação Brasileira de Nutrição e o Conselho Federal (e regionais) de Nutricionistas representam os interesses desta classe.
Atuando em diversas áreas como a nutrição esportiva, nutrição escolar, nutrição estética e na segurança alimentar, os nutricionistas contribuem para a prevenção e tratamento de agravos que afetam a qualidade de vida dos brasileiros, tais como obesidade, hipertensão e diabetes. Possuem uma importante função educativa, estimulando práticas alimentares e um estilo de vida saudável no cotidiano de seus pacientes.
O trabalho destes profissionais é fundamental no ambiente dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro, onde atuam na nutrição clínica e funcional. Além do atendimento ambulatorial, eles são responsáveis pelo acompanhamento clínico dos pacientes, orientando a dieta no período de internação e após a alta; controlam a qualidade dos alimentos e elaboram os cardápios dos refeitórios dos hospitais. Os nutricionistas também promovem ações educativas, por meio de palestras ministradas aos pacientes e aos funcionários, nos grupos de apoio mensais.
A nutricionista Maria Valéria Fontoura, do Hospital Federal Cardoso Fontes, ressalta a importância destes profissionais para a população: “O profissional nutricionista tem como responsabilidade, em todas as áreas da Nutrição, contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do indivíduo por meio da alimentação. Ter saúde é uma consequência de nossas escolhas, inclusive das alimentares”, pontua.
Dez dicas para um dia mais saudável
A nutricionista Maria Valéria Fontoura listou orientações nutricionais para um dia a dia mais saudável:
- Faça de cinco a seis refeições diárias, com intervalos de três horas entre cada refeição;
- Mastigue bem os alimentos;
- Mantenha-se hidratado, ingerindo líquidos durante o dia;
- No café da manhã, inclua alimentos que irão fornecer energia ao organismo e aumentar a disposição para realizar as suas atividades diárias, como frutas, sucos, ovos, aveia;
- Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, a frituras.
- Opte por óleos saudáveis como o azeite de oliva e óleo de canola;
- Tenha pequenos lanches saudáveis na bolsa ou mochila (castanhas, nozes, barras de cereais e frutas). Alimentos ricos em fibras dão maior saciedade;
- Opte por proteínas saudáveis como peixes, frangos, ovos, feijões, diminuindo o consumo de carne vermelha;
- Consuma frutas, verduras, legumes e grãos, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras;
- Substitua o sal por ervas aromáticas no tempero dos alimentos.
Sites relacionados à profissão:
Federação Nacional dos Nutricionistas – www.fnn.org.br/
Associação Brasileira de Nutrição – www.asbran.org.br
Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde – www.fcfas.org.br
Fonte: Pâmela Pinto /Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) in www.blog.saude.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário