sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Se outubro é rosa, novembro será azul - Jornal Diário Bahia - Valério de Magalhães

A vida é mesmo assim, dinâmica. Observe que agora, chega a primavera – a estação mais bonita do ano – e os meses adquirem nomes de cores. Qualquer dia desse, vai ser conhecida como a “estação arco íris”. As organizações não governamentais, a mídia e o mercado convencionaram que o mês de outubro agora é rosa. Ainda bem. Ou como diria, antes tarde do que nunca.
Outubro ganhou tonalidade rosa para simbolizar o esforço nacional de combate ao câncer de mama, tipo da doença que mais mata no País, e 95 por cento das vítimas são mulheres. Antes de mais nada deve-se reconhecer a oportunidade publicitária em torno do assunto. Se não for assim, muitas mulheres acabam vítimas da falta de informação e podem ficar mais vulneráveis à doença.
O mastologista José Slaib está realizando um ciclo de palestras, a convite da secretaria de Saúde de Ilhéus, em bairros da cidade, com o objetivo de alertar ao público feminino sobre os riscos do câncer de mama, esclarecer mitos em torno do assunto e incentivá-las à prática de vida saudável, única forma de prevenir-se da doença. Um desses mitos está na questão da hereditariedade. Segundo ele, apenas três por cento dos casos está relacionado a histórico familiar.
Aí, outubro é mesmo rosa. E novembro vai chegar com a cor azul. Aqui no Sul da Bahia, novembro já adquiriu a cor azul por conta da excelente campanha do Mutirão do Diabético, feita pelo Hospital de Olhos Beira Rio, de Itabuna, de incentivo ao combate contra o diabetes. De tanto sucesso, a iniciativa já ganhou prêmios de mobilização social e há que se ressaltar o trabalho de promoção pilotado pelo oftalmologista Rafael Andrade.
Acontece que, em nível nacional, o mês de novembro passa a solidificar o símbolo da cor azul como forma de fortalecer ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Ou seja, se outubro é um mês “feminino”, novembro chega para dizer que agora é a vez do homem.
Portanto, o mês de novembro deve servir como alerta ao público masculino. O foco principal da campanha é o incentivo à realização do exame de prevenção do câncer de próstata. E esse movimento já adquiriu uma dimensão internacional. A marca Upman, por exemplo, é a primeira no mercado da moda a licenciar cuecas com o logo da campanha "O Alerta da Moda para o Câncer de próstata".
01
O médico mastologista José Slaib falou para mulheres do bairro N. S. da Vitória, em Ilhéus, sobre cuidados com o câncer de mama. Foto by Valério 

Nenhum comentário:

Postar um comentário