quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

LENÇOS PARA QUEM PERDEU OS CABELOS DURANTE A QUIMIOTERAPIA


Os lenços são ótimos acessórios para quem está fazendo quimioterapia! Com diferentes formatos, tecidos e valores, são super democráticos – e variando o tipo de amarração, pode-se usar um mesmo lenço de diversas formas! Mas, pra quem não está acostumada a usar, as amarrações podem parecer difíceis e até na hora de comprar o acessório podem surgir dúvidas!


Qual o melhor tecido?

Para os dias quentes, quanto mais fininho for o lenço, melhor! Mas cuidado para não comprar um lenço muito transparente, que deixará a careca à mostra e não protegerá o couro cabeludo do sol! Para o inverno, pode-se utilizar pashminas, que são mais grossas e protegem a cabeça do frio. Se quiser usar um lenço mais fininho, é aconselhável colocar uma wigcap (touca de meia calça, daquelas que se usa embaixo da peruca) por baixo. Perdemos muito calor pelas extremidades, por isso é importante mantê-las protegidas.

Seda, crepe de seda, crepe, cetim, algodão… Existe uma infinidade de tecidos que podem ser utilizados! Eu gostava muito de usar os de algodão, que absorvem o suor – daqueles que o tecido parece uma fraldinha, sabe? O mais importante é que o tecido tenha um toque agradável: se a mão achar que o tecido é áspero ou pinica, certamente o couro cabeludo concordará! Parece bobo, mas pense que você vai ficar umas boas horas com o lenço na cabeça, e que ele penicando vai fazer você querer coçar a cabeça, e pode acabar machucando o couro cabeludo.


Além disso, alguns tecidos escorregam da cabeça, o que pode te deixar insegura, pensando que o lenço vai cair a qualquer momento! Para resolver isso, existem dois truques: utilizar uma wigcap ou utilizar uma faixa de cabelo larga (daquelas de balé) por baixo do lenço. Isso fará com que o tecido "tranque” e não escorregue. Se mesmo assim ficar insegura, utilize grampos de cabelo prendendo o lenço à touca ou à faixa na altura da nuca (para os grampos ficarem escondidos).

Uma maneira de dar um pouco de volume à cabeça (não ficar com o lenço diretamente colado na testa) é fazer uma dobra sobre a testa. Dá pra deixar essa parte dobrada tanto pra dentro quanto pra fora, conforme você preferir.

Na região da testa já cria um volume bacana - pro lenço não ficar 'colado' na cabeça. Uma dobrinha de 5cm

Qual o melhor formato?

O formato do lenço depende da amarração que você vai fazer – algumas amarrações exigem lenços maiores, outras podem ser feitas com lenços menores. Em geral, um bom tamanho é de 90 x 90 cm (para fazer um lenço quadrado) ou 180 x 70 cm (para lenços retangulares). O mais importante é que o lenço consiga cobrir da testa até a nuca com folga – se ficar muito justinho, corre o risco de aparecer um pedaço da careca na amarração!

O lenço retangular deve ter no mínimo 70 cm de largura. Nesse da foto, dobrei ao meio, porque ele era longo demais.

Lenço de 100X100cm. Para lenços quadrados, o tamanho mínimo é 70x70cm - mas o ideal é 90x90cm

Aqui no sul é fácil de encontrar lenços, já que no inverno as mulheres costumam usá-los para proteger o pescoço. Lojas de acessórios costumam ter pelo menos alguns modelos, muitas com preços bem acessíveis (em torno de R$20 o lenço). Vale a pena ir procurando os lenços em diferentes lojas – de acessórios, lojas de departamento, lojinhas de bairro, internet… A loja virtual Além do Cabelo é especializada em produtos para quem está enfrentando o câncer – todos os lenços são macios e adequados para serem usados na cabeça. Você pode conferir nosso catálogo mandando um e mail para contato@alemdocabelo.com.

Se você quiser um lenço diferente, ou não tiver muita grana para investir nisso, pode ir em uma loja de tecidos e escolher o tecido que gostar! Alguns tecidos nem precisam de costura, então você pode pedir para o atendente já cortar no tamanho exato. Se o tecido precisar de costura de acabamento (alguns desfiam se não tiverem barra), qualquer costureira pode fazer isso! Sai super em conta!

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-escolher-um-lenco/9937/1024/ acesso em 08.02.18 às 19:49hs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário