quarta-feira, 30 de maio de 2018

Dia Mundial Sem Tabaco: Cigarro mata 3 milhões por doença cardiovascular a cada ano, diz OMS

O tabaco mata 3 milhões de pessoas todos os anos só por doença cardiovascular, alerta a Organização Mundial de Saúde em relatório divulgado nesta quarta-feira (30), véspera do Dia Mundial Sem Tabaco. As doenças cardiovasculares incluem uma série de condições associadas à circulação do sangue e não só aquelas que afetam diretamente o coração - eventos como o Acidente Vascular Cerebral (o derrame) estão nesse grupo.
"Neste Dia Mundial Sem Tabaco, a OMS está chamando a atenção para o fato de que o tabaco não causa apenas câncer, mas literalmente quebra corações." - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS
A OMS lembra também que o uso do tabaco diminuiu significativamente desde os anos 2000, principalmente após a adoção de leis antifumo (no Brasil, a lei foi aprovada em 2011): 27% da população mundial fumava em 2000, número que caiu para 20% 2016.
Essa queda deve ser analisada com cuidado, diz a entidade, porque há vários fatores a serem considerados quando se sai do panorama global: um deles é que o número de fumantes cresce em países de baixa renda.
Outro ponto é que o número de tabagistas permanece igual, apesar das menores taxas de prevalência: eram 1,1 bilhão de fumantes em 2000, quantidade que se mantém nos dias atuais. A OMS explica esse dado pelo crescimento populacional.
Relatório da OMS também aponta que o tabaco contribui para muitas mortes -- 7 milhões anuais por variadas causas -- sendo o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, os "assassinos do mundo", como comentou o diretor-geral da OMS:
"A maioria das pessoas sabe que o uso do tabaco causa câncer e doenças pulmonares, mas muitos ainda não sabem que o tabaco também provoca doenças cardíacas e derrames - os principais assassinos do mundo" -- Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O alerta da OMS destaca que as evidências apontam para uma séria falta de conhecimento dos múltiplos riscos à saúde associados ao tabaco -- a maioria das pessoas lembra apenas o câncer de pulmão.
Na China, mais de 60% da população não sabe que fumar pode causar infartos, de acordo com a Global Adult Tobacco Survey. Na Índia e na Indonésia, mais da metade dos adultos não sabe que fumar pode causar AVC.

Metas de redução

Países-membros da OMS têm o compromisso de redução de 30% do consumo de tabaco até 2025 em pessoas com 15 anos ou mais. A entidade diz, contudo, que apenas um em cada oito membros atingirá a meta de redução de 30% até 2025.
A entidade faz um alerta, com bases nos dados globais de redução. "Se a tendência continuar na trajetória atual, o mundo só alcançará uma redução de 22% até 2025", diz o relatório.

Crianças fumantes e gênero

Em todo o mundo, 24 milhões de crianças entre 13 e 15 anos fumam cigarros (17 milhões de meninos e 7 milhões de meninas), diz a OMS.
Ainda, cerca de 4% das crianças de 13 a 15 anos (13 milhões) usam produtos de tabaco sem fumaça (como o cigarro eletrônico e narguilé).
A OMS também mostra uma queda entre o uso do cigarro entre todos os gêneros. Em 2000, 43% dos homens fumavam tabaco; contra 34% em 2015, diz a OMS.
Em relação às mulheres, 11% fumavam em 2000, comparado a 6% em 2015.
Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/dia-mundial-sem-tabaco-cigarro-mata-3-milhoes-por-doenca-cardiovascular-a-cada-ano-diz-oms.ghtml acesso em 30.05.18

Nenhum comentário:

Postar um comentário