terça-feira, 18 de junho de 2019

GRUPO SE TOQUE - ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

O Grupo se Toque viveu mais uma experiência com alunos do curso de psicologia. Dessa vez uma equipe de 9 alunas do curso de psicologia da FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências vivenciou conosco a realidade do Grupo, seja através da participação nas reuniões de apoio e auto-ajuda, seja no acolhimento de pacientes e acompanhamentes na sala de espera da quimioterapia.
Acreditamos que a construção da identidade profissional do estagiário de Psicologia é enriquecida com a experiência de atuação em um grupo de apoio, com pacientes diagnosticados com câncer, em tratamento ou pós-tratamento. 
O estágio em questão, não foi a primeira experiência de nenhum dos participantes, nem mesmo de caráter clínico, ou seja, todos já haviam concluído outros estágios, além de estágios de atendimento clínico grupal e individual. 
Nas reuniões semanais, o perfil clínico dos pacientes é diversificado, pois parte da clientela assistida compõe-se de mulheres submetida à mastectomia, ao passo que outra parte finalizou o tratamento médico da doença há vários anos e freqüenta o serviço com o intuito de apoiar com sua vivência quem está começando o tratamento.
 Entre as modalidades de atuação colocadas em prática pelo Grupo Se Toque, encontra-se o grupo de apoio, implementado desde os anos iniciais do serviço, em que possuía um enfoque essencialmente educativo e informativo. Sempre houve também a atenção aos aspectos emocionais das pacientes. O grupo de apoio tem o objetivo de favorecer, a partir da interação e da troca de informações entre as participantes, a aquisição de insights capazes de contribuir para o desenvolvimento de recursos adaptativos latentes e para a adoção de estratégias de enfrentamento mais eficazes frente à doença e seu tratamento (Santos e cols., 2005).
Outra atividade de Psicologia no Se Toque é a de  se dedicar a atendimentos clínicos individuais e semanais através de profissionais voluntários. 
Durante o mês de maio/2019, os estagiários de psicologia foram convidados a participar com o Grupo Se Toque de uma ação social para o "Dia Mundial sem Tabaco". Ao longo do mês o tema foi estudado e discutido e foi contruído o projeto que culminou com a realização do evento que durou toda uma manhã, na praça José Bastos, centro de Itabuna e na qual , com a participação de outros parceiros, foi oferecido à população o atendimento a fumantes, com vistas à sua conscientização e orientação, e atendimento à população para conscientização de cada um sobre o papel de trabalhar com as crianças já a partir dos tres anos de idade, sobre os perigos do fumo. A intenção da conscientização de crianças é possibilitar a formação de uma base de conhecimentos que lhe permita resistir ao fascínio do primeiro cigarro - o que geralmente ocorre no fim da infância e ou começo da adolescência. 
O estágio foi concluído em 14.06.19, quando as alunas ofereceram ao Grupo Se Toque uma manhã de reflexão através de dinâmicas de Grupo, após o que houve uma confraternização junina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário