segunda-feira, 31 de agosto de 2020

1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física!!!

Comemora-se em todo o Brasil o dia do profissional de educação física em 01 de setembro. A regulamentação da Profissão de Educação Física, bem como a criação do Conselho Federal e dos respectivos Conselhos Regionais de Educação Física aconteceram  no ano de 1998, com a promulgação da lei federal nº 9696 de 1º de setembro de 1998.

Contudo, a luta para a regulamentação da profissão é bem anterior, data de 1940, quando as Associaçãoes dos Professores de Educação Física, conhecidas como APEF’s, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, fundaram juntas no ano de 1946, a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física (FBAPEF). Desde então, debates em prol da regulamentação da profissão se tornaram constantes, embora somente em 1984 ações concretas para que isso ocorresse foram tomadas.

O profissional de educação física ultrapassou os limites da área de educação e esporte, passando a atuar também na área da saúde. Uma vez que, a necessidade da atividade física para se ter qualidade de vida, também contribuiu para o reconhecimento da classe. A profissão atualmente mobiliza milhares de profissionais que trabalham em diversas localidades, como: academias, escolas, condomínios, empresas, conselhos municipais, estaduais, etc.

O profissional de educação física além de promover e divulgar a boa saúde e a educação, desperta o interesse pelo autocuidado. É importante lembrar que para a prática de qualquer atividade física, deve-se passar por uma avaliação médica para ver se está apto ou não para a atividade escolhida, assim como também para afastar possíveis riscos a saúde e a necessidade de acompanhamento de um profissional da área de educação física qualificado e habilitado.

Parabenizamos os profissionais de educação física pelos 22 anos de profissão regulamentada e por levarem a população orientações sobre a importância da atividade física na promoção da saúde, da qualidade de vida e, principalmente, da cidadania. 

Informações obtidas através do site

https://www.orientarcentroeducacional.com.br/noticias/1o-de-setembro-dia-do-profissional-de-educacao-fisica.html acesso em 31.08.20 às 21:19hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário