quarta-feira, 30 de março de 2022

REDE DE ATENÇÃO EM ONCOLOGIA - O GRANDE DESAFIO

Sendo o câncer uma questão de saúde pública deve ser  olhado visando o diagnóstico precoce e a prevenção, deixando de estar centrado no tratamento em fases avançadas. A realidade atual que vemos é de um grande número de pacientes que iniciam tratamento tardiamente. 

Fechar um diagnóstico de câncer requer um certo esforço para a realização de consultas, exames e biópsia o que nem sempre ocorre num prazo razoável. Aliado a demora o paciente e seus familiares enfrentarão os desencontros na saúde pública que serão mais um motivo de estresse.

Para modificar essa realidade precisamos de um grande e coordenado esforço que envolva os diversos entes da saúde pública, as lideranças políticas e sociais. Dentro da realidade que vivemos hoje não se constrói uma rede de atenção ao paciente oncológico com o empenho de uma única autoridade pública. Atualmente o paciente disputa cotas com outros doentes para fazer seu diagnóstico e, quando inicia seu tratamento nem sempre sabe onde será atendido, se tiver qualquer problema de saúde. A rede de urgência e emergência tem estrutura e está preparada para receber o paciente oncológico? Temos visto casos de pacientes que peregrinam em unidade de pronto atendimento, em pronto-socorro de hospitais, em busca de atendimento para intercorrências.  É lamentável que um paciente, já fragilizado pelo tratamento, passe por dificuldades quando precisa de um atendimento rápido. 

Precisamos nos unir para mudar essa situação, criar um novo panorama de saúde oncológica, o que passa pelo investimento de mais recursos, criação ou melhoramento da estrutura existente e modernização da administração dos recursos.


Sueli Dias

Grupo Se Toque

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário