sábado, 10 de novembro de 2012

Saúde da Mulher: 5 alertas indispensáveis às mulheres sobre o câncer de ovário


A neoplasia ginecológica mais difícil de ser diagnosticada e a mais letal delas, por se manifestar apenas em estágio avançado.

O Instituto Oncoguia afirma que detendo informações sobre a doença e promovendo o autocuidado em saúde (adoção de hábitos saudáveis de vida, regularidade em consultas médicas e realização de exames e o autoconhecimento do corpo) a mulher estará mais apta a ser diagnosticada precocemente, se atingida pela doença.

Isso é fundamental! Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer de ovário são de cerca de 90%. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, em 2008 foram diagnosticados 5.530 casos de câncer de ovário no Brasil e aproximadamente 3.000 óbitos foram ocasionados pela doença (O Ministério da Saúde não apresenta estimativas para a incidência deste tipo de tumor).

Os 5 Alertas

Alerta 1- O Câncer de Ovário é uma doença bastante comum e silenciosa: É o 5º tipo de câncer mais comum entre as mulheres.

Alerta 2 – O Câncer de ovário é frequentemente diagnosticado tarde: A neoplasia é diagnosticada, geralmente, em estágio avançado. Isso pode ser causado pela falta de conhecimento das mulheres ao identificar os sintomas das fases iniciais. Os mais comuns são: perda de apetite, menstruação irregular, mudança nos hábitos intestinais, dores abdominais persistentes ou por longos períodos e complicações intestinais.

Alerta 3 – Se diagnosticado precocemente, o Câncer de Ovário tem uma chance maior de cura: Quando o câncer de ovário é diagnosticado em estágio inicial pode ser removido por procedimento cirúrgico, apresentando expectativa de vida maior que 5 anos em 90% dos casos

Alerta 4 - Conhecer os sintomas da doença pode salvar vidas: Especialistas acreditam que a frequência e a combinação dos sintomas pode ser um aviso precoce do câncer de ovário. Por isso, o Instituto Oncoguia reforça a importância às mulheres do autoconhecimento de sua saúde, ou seja, de entender os sinais que o corpo dá quando algo não vai bem. Apresentando um ou mais sintomas citados abaixo com frequência, é imprescindível que a mulher visite o ginecologista de sua confiança o mais breve possível:
  • Dores pélvicas ou estomacais persistentes.
  • Dificuldade para comer e sensação de satisfação muito rápida.
  • Cansaço.
  • Sangramento vaginal.

Alerta 5 - Existem tratamentos disponíveis para mulheres com Câncer de Ovário: Existem diversos tratamentos disponíveis que podem ser utilizados combater o Câncer de Ovário e a definição terapêutica dependerá de um conjunto de fatores.

Publicado em Plena Mulher em 31/10/2012

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/saude-da-mulher-5-alertas-indispensaveis-as-mulheres-sobre-o-cancer-de-ovario/2354/42/

Nenhum comentário:

Postar um comentário