quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Diagnosticada com câncer, capixaba busca motivação na corrida de rua


Silvana tem 38 anos e luta contra câncer de mama há quase três. Ela conta que começou a correr por incentivo de um colega de trabalho.


Buscar motivação e superar desafios por meio da corrida de rua. Esse foi o objetivo da capixaba Silvana Maria de Almeida, de 38 anos. Diagnosticada com câncer de mama em março de 2011, ela procurou levar a vida normalmente, mesmo com a doença. Após enfrentar cirurgia, quimioterapia e radioterapia, Silvana resolveu praticar alguma atividade física e, por incentivo de um ex-diretor da empresa em que trabalha, optou pela corrida. Com o aval dos médicos, ela passou a treinar e participar de provas de rua no Espírito Santo.

"O sonho do ex-diretor da empresa era ver todos os funcionários participando das Dez Milhas Garoto, em agosto do ano passado. Comecei a treinar para a prova, disposta a chegar pelo menos até a Terceira Ponte, mas a energia dos corredores era tão intensa e boa que eu também consegui concluir a prova. Ali eu decidi que a corrida iria fazer parte dessa nova fase da minha vida", contou.

Depois que começou, Silvana não quis mais parar e recebeu o apoio da amiga de trabalho, Andreia Bastos. "Choramos muito juntas. Antes de descobrir a doença, Silvana era um pouco mal-humorada. E agora, melhorou muito. Acho que isso fez com que ela despertasse, pois estava tendo uma outra chance. Ela resolveu aproveitar essa outra oportunidade que Deus deu a ela", disse Andreia.

Durante a quimioterapia, os desafios foram surgindo. "Foi muito complicado, porque eram sete dias direto passando muito mal. Em alguns momentos, eu não conseguia ficar em pé para andar, precisava até me apoiar em alguém", relatou Silvana.

Apesar das barreiras, ela mostrou que segue forte e com esperança em seus objetivos. "Ali, na corrida, entra a Silvana vencedora, a Silvana esportista, a Silvana guerreira. Ainda tenho três anos de tratamento, mas vou correndo em busca da cura, da saúde e da vida. É preciso ter paciência, perseverança e acreditar acima de tudo. A vida da gente é um dia de cada vez", completou.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário