domingo, 10 de novembro de 2013

Grupo “Se Toque” faz balanço do Outubro Rosa na Difusora

Ao longo do mês a Rádio Difusora inseriu em sua programação temas relativos ao Movimento Outubro Rosa: câncer de mama, com Dra. Marluce Rodrigues e com Dr. Urandi Riella; sequelas que podem acometer pacientes pós tratamento do câncer de mama com João Gabriel; benefícios que o paciente de câncer de mama pode obter junto à Previdência Social, com André Barbosa; Alimentos que ajudam na prevenção do câncer com a nutricionista Luciana Sousa; Mamografia com a técnica Raymunda Duarte;
Esse ano em Itabuna o Grupo “Se Toque”, a Rádio Difusora e Portal Sul da Bahia, se uniram visando ampliar os canais de comunicação para levar informação de qualidade à mulher grapiúna.
Nesta quinta-feira (31), último dia do Outubro Rosa em 2013, a mastologista Marluce Rodrigues e a presidente do Grupo “Se Toque”, participaram do programa Na Boca do Povo, apresentado por Gerdan Rosário, na Rádio Difusora Sul da Bahia. Na oportunidade elas falaram sobre a doença que afeta milhares de pessoas pelo mundo e fizeram um balanço sobre o Outubro Rosa em Itabuna.
Durante todo o mês de outubro o prédio da Rádio Difusora Sul da Bahia ficou iluminado de Rosa e o Portal Sul da Bahia também ganhou o tom.
De acordo com a mastologista no Brasil, a doença é responsável por mais de 52 mil casos, onde cerca de 11 mil mulheres morrem, por causa da falta de informação e pelo diagnóstico precoce.
Durante a entrevista a médica fez questão de ressaltar os perigos do álcool, fumo além do stress que são os grandes vilões da doença. Rodrigues pediu para que as mulheres adotem hábitos de vida mais saudáveis, como a prática da atividade física que é muito importe.
Marluce ainda frisou que o câncer de mama também ataca os homens, e finalizou destacando que o exame de mama é um procedimento muito importante, para a identificação da doença, e que apresenta uma dor suportável.
Sueli Dias, presidente do Grupo “Se Toque” encerrou a entrevista deixando uma mensagem para todos aqueles que participaram do Outubro Rosa, “O Grupo “Se Toque” agradece a toda equipe da Rádio Difusora e do Portal Sul da Bahia pelo apoio incondicional que proporcionaram ao Movimento Outubro Rosa. A Campanha superou todas as expectativas, foi sem dúvida muito grande o alcance junto à população. O nosso agradecimento a cada um dos colaboradores que faz parte dessa rede de comunicação.”
E completou, “Sem esse apoio não teríamos obtido esse retorno que o povo tem nos dado em relação à divulgação de informação visando a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama.”, finalizou.
http://www.portalsuldabahia.com.br/index.php/grupo-se-toque-faz-balanco-do-outubro-rosa-na-difusora/
ABAIXO TEMAS TRATADOS NA RÁDIO DIFUSORA E PUBLICADOS NO PORTAL SUL DA BAHIA:

Dando continuidade a uma série de entrevistas especiais para o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. O técnico previdenciário André Barbosa participou nesta sexta-feira (18), do programa Na Boca do Povo, apresentado por Gerdan Rosário, na Rádio Difusora Sul da Bahia. Na oportunidade ele falou sobre os direitos previdenciários que possui o portador do câncer de mama.
O auxílio-doença é o benefício mensal que o segurado tem direito pelo Regime Geral de Previdência Social (INSS) quando ficar incapacitado temporariamente para o trabalho ou atividade habitual em virtude de doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos.
O técnico previdenciário André Barbosa esteve na Rádio Difusora Sul da Bahia (Foto: PSuldaBahia)
Segundo André, “Todos os portadores de câncer de qualquer tipo terão direito ao auxílio-doença desde que sejam considerados incapacitados temporariamente para o trabalho, para o seu sustento, comprovado por meio de perícia médica realizada pela junta médica da Previdência”.
E completou, “Não há a carência de 12 meses de contribuição para o temporariamente incapacitado requerer e receber o benefício quando acometido de câncer, bem como de outras doenças consideradas graves. Basta apenas que na época do diagnostico da doença o paciente já seja segurado do INSS, isto é, cadastrado nos quadros da Previdência Social. Caso contrário, não terá essa prerrogativa.”
Para obter o benefício, o paciente segurado pelo INSS que trabalha em regime autônomo, Barbosa informou, “Ele deverá dirigir-se, pessoalmente ou por intermédio de um procurador, a uma Agência da Previdência Social mais próxima de sua residência e marcar uma data para atendimento e requerer o formulário para a concessão do auxílio doença. Esse formulário pode ser também obtido no site www.previdenciasocial.gov.br.”
Durante a entrevista, vários ouvintes ligaram de Itabuna e região para fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o assunto.
A Rádio Difusora Sul da Bahia preparou várias entrevistas especiais para o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao Câncer de mama.
O apresentador Cacá Ferreira e os entrevistados (Foto: PSuldaBahia)
Nesta terça-feira (15), durante o Programa Difusora em Revista, apresentado por Cacá Ferreira, foi feita uma entrevista esclarecedora sobre o Câncer de mama com a presença de Sueli Dias, coordenadora do Grupo “Se Toque” e o Mastologista Dr. Urandi Riella.
Na oportunidade, Dr. Urandi abordou a temática do câncer de mama, os desafios da doença e os avanços da medicina nesta área.
De acordo com ele, o Câncer de mama pode atingir tanto homens quanto mulheres. Entre os sintomas mais comuns está o aparecimento de caroços. Ainda afirmou que a doença pode atingir a mulheres de todas as idades, mas as que possuem cerca de 50 anos estão mais propensas a adquirir a doença.
O médico finalizou a entrevista ressaltando que as pessoas quando notarem qualquer  alteração em sua mama,devem marcar uma consulta o mais rápido possível.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 52.680 casos novos surgem em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
Vale lembrar que durante todo o mês de outubro é válido alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
Dando continuidade a uma série de entrevistas especiais para o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, a nutricionista Luciana Silva participou nesta quarta-feira (09), do programa Show da Tarde, apresentado por Antônio Carlos, na Rádio Difusora Sul da Bahia. Na oportunidade ela falou sobre os alimentos que ajudam combater o câncer.
O câncer é a segunda maior causa de morte e um terço de todos os cânceres é atribuído a fatores nutricionais relacionados à má alimentação.
A nutricionista Luciana Silva esteve na Rádio Difusora Sul da Bahia (Foto:PSuldaBahia)
Mesmo não sendo milagrosos, Luciana afirmou que os alimentos podem contribuir bastante no combate contra o câncer, “A alimentação pode prevenir o câncer, através de uma dieta equilibrada, com frutas, legumes e verduras”.
E completou “No caso do câncer de mama o consumo de alimentos como o couve, couve-flor, nabo, além de frutas cítricas contribuem na prevenção”.
Silva explicou que o tomate também é um grande aliado contra a doença, “O tomate é um alimento funcional que fornece uma substância antioxidante que combate os radicais livres.”
A nutricionista finalizou a entrevista frisando “As pessoas devem ter cuidado com certos alimentos, como os embutidos, enlatados, além do fumo e o álcool que usados em excesso podem provocar inúmeras doenças, inclusive o câncer”.
Dando continuidade a uma série de entrevistas especiais para o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, o fisioterapeuta João Gabriel Freitas, participou nesta terça-feira (29), do programa Difusora em Revista, apresentado por Cacá Ferreira, na Rádio Difusora Sul da Bahia.
Na oportunidade ele falou sobre os fatores de risco para o desenvolvimento da doença “linfedemas”, que impede principalmente  o individuo a desenvolver as atividades físicas.
O fisioterapeuta João Gabriel Freitas falou sobre complicações funcionais pós-Câncer de mama (Foto: PSuldaBahia)
De acordo com o especialista, o “linfedema” é uma patologia muito comum nos pacientes que possuem câncer de mama.
O linfedema é um inchaço de algum órgão do corpo, decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática. Consiste em um acúmulo do fluido linfático no tecido intersticial, o que causa edema, mais frequente em braços e pernas, quando os vasos linfáticos estão prejudicados.
As principais causas dos linfedemas são os tratamentos agressivos durante o câncer de mama, principalmente por conta da radioterapia e pelo mastectomia (retirada da mama).
O linfedema pode ocorrer em qualquer área do membro superior e os sinais e sintomas do linfedema incluem: sensação de peso ou tensão no membro; dor aguda; alteração de sensibilidade; dor nas articulações, fazendo com que o paciente tenha dificuldades de realizar atividades básicas como, lavar e passar, contribuindo então para uma alteração de auto-estima.
O linfedema é uma doença crônica, não tem cura , mas pode ser prevenido e controlado, basta seguir os conselhos de um especialista.
Vale lembrar que o  “Grupo Se toque”, entidade sem fins lucrativos, criado visando prestar assistência a pessoas de câncer, solicitou a Câmara de Vereadores de Itabuna a criação de um Projeto de Lei dispondo sobre a inclusão de pessoas com diagnóstico de câncer de mama, submetidas à cirurgia ou radioterapia em axila ou com linfedema no membro superior, como pessoa com deficiência, em razão das limitações que acometem essas pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário