quinta-feira, 6 de julho de 2017

Ministério da Saúde lança site interativo para promoção à saúde

27/06/2017 - Com o objetivo de aproximar a população de informações especializadas sobre promoção à saúde, o ministério da Saúde lançou a plataforma Saúde Brasil. A ferramenta faz parte de uma campanha que visa conscientizar a população de que a promoção da saúde é o melhor remédio para uma vida saudável. Todos os conteúdos e serviços estão baseados em quatro pilares: eu quero parar de fumar; eu quero ter um peso saudável; eu quero me alimentar melhor; e eu quero me exercitar.
“Má alimentação, sedentarismo, consumo de cigarro e obesidade levam ao adoecimento. Alguns exemplos das doenças adquiridas por esses maus hábitos são: a diabetes, a hipertensão, o infarto e o AVC [acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como derrame], que sobrecarregam o sistema de saúde. Só para tratar a obesidade, por exemplo, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta quase meio bilhão de reais em um ano", enfatizou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, ao lançar a plataforma.
Ao acessar o site, o primeiro conteúdo que o internauta encontrará é um questionário interativo sobre seus hábitos de saúde. Depois de responder às questões, ele recebe uma breve avaliação sobre seus hábitos e o que precisa fazer para se tornar mais saudável. Com isso, o Ministério da Saúde reunirá o perfil de cada usuário, o que permitirá uma comunicação personalizada, com mensagens adequadas para cada grupo.
A ferramenta é dinâmica e reúne conteúdos, serviços, além da voz de especialistas para apoiar a população a mudar seus hábitos em prol de uma vida mais saudável. Novos conteúdos e funcionalidades serão incorporados periodicamente, e para isso contará também com as sugestões da população, que poderá usar um canal para se manifestar, narrar suas histórias de superação e mostrar que é possível se tornar mais saudável.
A plataforma apresenta os primeiros quatro vídeos, que traçam um panorama geral sobre tabagismo, obesidade, alimentação saudável e atividade física. O usuário também pode consultar uma seleção de receitas a partir de produtos regionais e calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC). O site funciona tanto no computador de mesa quanto nos celulares, com navegação adaptada para os aparelhos móveis.

Fonte: Portal da Saúde 
in http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/agencianoticias/site/home/noticias/2017/ministerio-da-saude-lanca-site-interativo-para-promocao-a-saude acesso em 06/07/17 às 18:55hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário