sábado, 12 de setembro de 2020

SETEMBRO VERDE - PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

Governo do Estado promove Setembro Verde com o tema “Bem-estar e Acesso a Direitos das Pessoas com Deficiência”

Setembro é o mês para mobilização, reflexão e busca de novos caminhos para garantir os direitos das Pessoas com Deficiência (PcD´s) em todo o país, um segmento que ainda enfrenta obstáculos sociais, educacionais e profissionais. É pensando nisso que a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede-BA), promovem o evento Setembro Verde, em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

Este ano, com o tema “Bem-estar e Acesso a Direitos das pessoas com Deficiência”, diversas atividades com as temáticas relacionadas a PcD estão previstas para acontecer online, respeitando as regras das autoridades de saúde no momento atual. 

A partir desta quinta-feira (03), a programação começa com uma capacitação de Acessibilidade Digital, com participação dos palestrantes Edilson Sacramento, jornalista e consultor em áudio descrição, graduando em produção cultural na UFBA e membro da rede PCD/Bahia; e Talita Barbosa, engenheira de Software no Itaú, ex-aluna da Reprograma e entusiasta da acessibilidade na web. A capacitação ocorrerá remotamente, das 17h30 às 19h30, através da plataforma Microsoft Teams.

“O dia 21 de setembro foi oficializado através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos, desde então, em todos os estados, e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as nossas lutas. É também um momento para divulgar as ações pensadas e construídas para a PcD e promover mais inclusão social”, declarou Alexandre Baroni, superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS.

"Este ano vamos potencializar as ações digitais com o objetivo de garantir a proteção das pessoas com deficiência diante dessa pandemia, mas realizando uma série de eventos para marcar o mês e reforçar a importância do engajamento de toda a sociedade na luta por uma sociedade cada vez mais inclusiva", explicou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Confira a programação completa:

03/09/2020 – Capacitação de Acessibilidade/Acessibilidade Digital, com participação dos palestrantes Edilson Sacramento, Jornalista e consultor em áudio descrição, graduando em produção cultural na UFBA e membro da rede PCD/Bahia e Tania Barbosa, Engenheira de Software no Itaú, ex-aluna da Reprograma e entusiasta da acessibilidade na web.  Na plataforma Microsoft Teams, das 17h30 às 18h30.

08/09/2020 – Ato de abertura do Setembro Verde - Live com a participação do secretário da SJDHDS, Carlos Martins, Senador Jaques Wagner, e Jorge Amaro, pesquisador e doutor em Políticas Públicas. Das 15h às 16h, no Facebook da SJDHDS (@justicasocialba).

10 e 11/09/2020 – Apoio através da CILBA e participação do Superintendente Alexandre Baroni no Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência, Família, Estado e Sociedade, que será realizado pela REDE PCD. A participação será por meio de inscrição e ocorrerá no Google Meet.

15/09/2020 – Live “O Protagonismo da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”, com a presença de Sidney Reis – FLEM, Iasmin Laissa Pereira Cruz Sousa – Programa Primeiro Emprego Bahia, e Tânia Regina Quinteiro Portela - Chefe da 94ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Será das 15h às 16h, no Facebook da SJDHDS (justicasocialba).
 
21/09/2020 – Evento do COEDE com a participação da SUDEF – Passeio Virtual com a temática “Novo Normal da Pessoa com Deficiência pós-pandemia”, das 14h às 17h, no Facebook do COEDE.

22/09/2020 – Reunião Itinerante Virtual no Município de Paulo Afonso com tema "Novo Normal da Pessoa com Deficiência pós-pandemia", das 14h às 17h (plataforma a definir).

23/09/2020 -  Live Especial -  COEDE e Você: retrospectiva do que foi discutido nas lives anteriores do Coede. Das 15h às 17h, Facebook do COEDE.

24/09/2020 – Reunião Itinerante Virtual no Município Porto Seguro com o tema "Novo Normal da Pessoa com Deficiência pós-pandemia" das 14h às 17h (plataforma a definir).

25/09/2020 – Reunião Itinerante Virtual no Município de Irecê, sobre o tema "Novo Normal da Pessoa com Deficiência pós-pandemia", das 14h às 17h (plataforma a definir).

28/09/2020 – Comemoração do Dia Nacional do SURDO, das 15h às 16h30, no Facebook da CILBA. 

29/09/2020 – Encerramento do Setembro Verde (COEDE e SUDEF) – Atividades Culturais apresentadas virtualmente, das 14h às 17h no Facebook do COEDE e da SJDHDS.

Acompanhe a SJDHDS nas redes: FacebookTwitter, FlickrInstagram e YouTube.
Fonte: http://www.justicasocial.ba.gov.br/2020/09/3783/Governo-do-Estado-promove-Setembro-Verde-com-o-tema-Bem-estar-e-Acesso-a-Direitos-das-Pessoas-com-Deficiencia.html acesso em 12.09.20 às 16:08hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário