quinta-feira, 4 de agosto de 2022

No pós-pandemia, a saúde mental do homem está no foco da campanha Agosto Azul

 “Homem, não perca o melhor da vida! Cuide da sua saúde”. Este é o tema da campanha Agosto Azul de 2022, que tem como foco a saúde mental do homem, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, a mortalidade masculina por suicídio no Brasil é de 9,2 para cada cem mil; quatro vezes maior que a registrada em mulheres. Os especialistas afirmam que a pandemia de covid-19 agravou ainda mais a situação, especialmente porque é natural os homens falarem pouco sobre seus problemas. O lançamento oficial da campanha na Assembleia Legislativa do Paraná, que aprovou a lei 17.099 em 2012, aconteceu no início da sessão plenária da segunda-feira (1º), com a apresentação de um vídeo com o histórico das ações desenvolvidas nos anos anteriores.

Se os homens já costumam ir menos ao médico, a pandemia também afastou esse público dos consultórios.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 63% dos homens buscam atendimento médico com regularidade, contra 78% das mulheres. Isso ocorre porque a esfera do cuidado (e a saúde entra nela) ainda é vista como algo do universo feminino. Tanto é que, mesmo entre os homens que procuram atendimento médico, 70% deles só vão ao consultório se estiverem acompanhados, segundo o Centro de Referência em Saúde do Homem. “Notamos que, ao longo dos anos, o número de homens que têm buscado exames preventivos teve um leve acréscimo e eu atribuo isso, claro, ao incentivo das esposas e mães, mas também à realização de campanhas como o Agosto Azul”, destacou o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Roberto Issamu Yosida, convidado do programa Assembleia Entrevista, que vai ao ar nesta quinta-feira (4), às 11h e reprises durante a semana.

A campanha funciona como um estímulo para o poder público e a sociedade civil promoverem ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem. Ela tem como símbolo a gravata borboleta e como apoio a iluminação, na cor azul, de prédios públicos e monumentos, entre eles o prédio da Assembleia Legislativa. “Quanto mais falarmos sobre o assunto, melhor. As campanhas são fundamentais para a discussão em torno, por exemplo, de doenças como o câncer de próstata. Uma maneira de lembrar que exames simples podem significar vida longa e produtiva aos homens”, enfatizou o médico, durante a entrevista.

O Agosto Azul é focado ainda em orientar a população masculina sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis, como alimentação correta, evitar o tabagismo e o álcool em excesso, e praticar atividade física. “Isso deve ocorrer em todo ano e não apenas no mês de agosto”, reforçou Yosida.

Fonte: https://jornaluniao.com.br/noticias/saude/no-pospandemia-a-saude-mental-do-homem-esta-no-foco-da-campanha-agosto-azul/ acesso em 04.08.2022 às 21:40h

Nenhum comentário:

Postar um comentário