quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

06.01 Dia da Gratidão: praticar o agradecimento pode transformar vidas

 O Dia da Gratidão é comemorado, no Brasil em 6 de janeiro, por inspiração da data reservada para celebrar o Dia de Reis.


O Dia de Reis representa, no calendário e tradição cristã, a data em que três Reis Magos do Oriente chegaram para visitar Jesus Cristo em seus primeiros dias de vida, trazendo presentes. O dia marca oficialmente o encerramento do período de festas e homenagens pelo nascimento de Cristo.

Já em nível internacional, o Dia Mundial da Gratidão é comemorado em 21 de setembro desde 1965, quando um encontro no Havaí, nos Estados Unidos, reuniu pessoas motivadas a designar um dia do ano para praticar rituais de agradecimento.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o dia escolhido para demonstrar Gratidão é conhecido como Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). Ele sempre é comemorado na quarta quinta-feira de novembro entre os norte-americanos, e na segunda-feira da segunda semana de outubro entre os canadenses.

O Thanksgiving Day foi instituído nos EUA para celebrar o fim da temporada de colheita de alimentos nos campos. É um feriado tradicional, muito comemorado e reverenciado tanto nos EUA quanto no Canadá. É dia de reunir família e amigos para agradecer o que de bom aconteceu durante o ano, sempre com fartura de alimentos. As comidas típicas dessas celebrações costumam ser abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas doces, purê de batatas, molho de cranberry e peru.

Em 1621, imigrantes ingleses convidaram índios nativos americanos para celebrarem com eles a fartura na colheita de milho. Oficialmente, nos Estados Unidos, o feriado foi decretado em 1939 pelo presidente Roosevelt. Já no Canadá, a primeira ceia de agradecimento foi feita pelo explorador inglês Martin Frobisher em 1578. A celebração se dava por Frobisher estar vivo após uma longa viagem. O Parlamento decretou que, a partir de 1957, toda segunda segunda-feira de outubro seria Dia de Ação de Graças.

Vale lembrar que esses são exemplos e que, em muitos outros países também há datas diferentes reservadas para a Gratidão ou a Ação de Graças.

A Neurociência explica a importância da gratidão

Para a neurociência, quando as pessoas expressam gratidão ativam o sistema cerebral localizado no núcleo Accumbens, responsável pelas sensações de prazer, contentamento e bem-estar. Quando o cérebro reconhece que o sentimento é o de estar agradecido, libera dopamina, um importante hormônio que melhora a motivação e a vontade de realizar coisas. Além deste hormônio, a gratidão também pode estimular as vias cerebrais, por meio da oxitocina, que influencia as emoções, o afeto, e dissolve sentimentos de medo, raiva, angústia e fobias.

 Fonte: retirado do artigo  https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/noticias/?p=323512#:~:text=O%20Dia%20da%20Gratid%C3%A3o%20%C3%A9,dias%20de%20vida%2C%20trazendo%20presentes. acesso em 04.01.2023 às 22:01h

Nenhum comentário:

Postar um comentário