segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DIAGNÓSTICO DE CÂNCER, O QUE FAZER?

Quando recebe o diagnóstico de um câncer, a pessoa recebe uma quantidade enorme de informações novas que geram dúvidas e sentimentos variados. Muitas vezes nesse momento surgem sentimentos como a ansiedade, a raiva, a tristeza, a angústia, o isolamento, a insegurança, o medo, o desespero e a solidão. Essas emoções são freqüentes e podem ou não surgir. Geralmente as primeiras reações são de choque e/ou revolta, acompanhadas dos sentimentos de raiva e de negação.
O tratamento a ser adotado dependerá de vários fatores e será definido pelo médico especialista (mastologista), através da análise do tipo específico de câncer associado a exames complementares previamente solicitados. É fundamental manter-se informado sobre tudo que envolve o tratamento. Informar-se sobre cada etapa é um grande aliado na busca dos recursos necessários.
O apoio através de recursos emocionais para o enfrentamento da doença e do tratamento possibilita lidar melhor com a situação e fortalece o sistema imunológico, produzindo resultados positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário