quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTICULAÇÃO DE MULHERES, IGREJA DA PIEDADE E GRUPO SE TOQUE PARTICIPA DE REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DE SAÚDE

Em 04.09.2013, aconteceu uma reunião com o Secretário de Saúde de Itabuna na qual estiveram presentes o Grupo Articulação de Mulheres, o Pároco do Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Grupo Se Toque.
Na pauta do encontro questões de saúde que envolvem os moradores dos Bairros Daniel Gomes, Vale do Sol, Pedro Jerônimo, Fonseca, Novo Fonseca, Maria Pinheiro e São Pedro e que foram objeto de um documento elaborado durante o 6º Seminário Março Mulher que foi realizado pela Articulação de Mulheres e Igreja da Piedade. Dentre as reinvindicações apresentadas ao Dr. Plínio Adry estão: ampliação do Posto de Saúde do Bairro Maria Pinheiro; construção de Unidade Básica de Saúde na região do Vale do Sol que  contemple o bairro Fonseca e o Novo Fonseca; criação de Unidade de Saúde da Família no Bairro Daniel Gomes.
O Grupo Se Toque, que já realizou diagnóstico acerca das dificuldades de quem busca chegar a um diagnóstico após suspeita de câncer, registrou alguns dos desafios com que se deparam os pacientes, como por exemplo,  as ultrassonografias e a retirada de material para biópsia. Para o estadiamento da doença tem sido difícil realizar os exames complementares, principalmente a avaliação cardiológica.
Foi pedido pelo "Se Toque" a revitalização do CEPRON-Centro de Prevenção em Oncologia com a contratação de mais profissionais, a exemplo de mastologista e urologista, para possibilitar o atendimento da demanda existente. Foi sugerido ainda a implementação de um serviço de citologia nas Unidades de Saúde, assim como do estabelecimento da rotina de exame clínico anual das mamas pelos ginecologistas, como forma de melhorar o atendimento em saúde da mulher.
Participaram desse encontro o paróco José Grzwacs, a coordenação do Grupo Articulação de Mulheres (Célia Evangelista, Adelaide e Meriele) e do Grupo Se Toque Sueli Dias.
A reunião foi a oportunidade para que esses representantes levassem ao Secretario de Saúde suas vivências sobre as dificuldades que enfrentam os  usuários do sistema único de saúde em Itabuna. O Padre Jose em suas colocações relatou as lutas que tem enfrentado, sua indignação frente à ausência de profissionais, medicamentos, materiais e enfatizou a importância de uma gestão eficiente dos recursos públicos para benefício de todos.
O Secretário de Saúde relatou a difícil situação em que assumiu, agradeceu as informações recebidas, informou as providências que já foram tomadas e os projetos já existentes em relação a reforma das Unidades de Saúde citadas e se colocou à disposição inclusive para ir até às comunidades para ouvir as demandas e esclarecer fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário