sábado, 4 de julho de 2015

NUTRINDO O SISTEMA NERVOSO

NUTRINDO O SISTEMA NERVOSO
Estudos recentes, realizados no Centro de Envelhecimento e Saúde da Universidade da Califórnia (EUA), demonstraram que o declínio mental ocorre principalmente como um resultado de doença e não apenas pelo envelhecimento natural. Ou seja, o problema não se restringe ao envelhecimento do sistema nervoso, mas envolve deficiências nutricionais e disfunções em sistemas e órgãos diversos.
Muitas pessoas prestam menos atenção à saúde desse sistema, negligenciando a saúde da mente, porque se preocupam demais com o corpo. Entretanto, o caminho naturalmente correto é: atentos à saúde do sistema nervoso, melhoramos a saúde da mente e conquistamos a saúde do corpo.
O Sistema Nervoso, um dos mais complexos e importantes do organismo humano, é responsável por receber estímulos externos e internos (através dos sentidos) e por responder a estes, através de diferentes ações corporais.
Esse sistema, juntamente com o Sistema Hormonal ou Endócrino, encarrega-se de controlar (controle neuroendócrino) as funções vitais (circulação, fome, sede, saciedade, batimentos cardíacos, respiração, etc.), as emoções, a concentração, o aprendizado e a memória. Logo, torna-se imprescindível fortalecer o sistema nervoso de forma natural (manutenção e prevenção) para garantir saúde e qualidade de vida.
Deve-se dar importância à saúde como um todo, iniciando pelo trato intestinal, que digere e assimila os nutrientes (muito bem selecionados) que serão levados ao cérebro.
São nutrientes fundamentais: os ácidos graxos essenciais (deficiência de ômega 3 relaciona-se com disfunção cerebral, doença mental, depressão e diminuição de concentração, memória e aprendizado), as vitaminas E, C, (antioxidantes) e as do complexo B (em especial B12, B6 e ácido fólico), os flavonoides encontrados em algumas frutas, colina e magnésio, que preservam o Sistema Nervoso.
As principais fontes desses alimentos são: cereais integrais, ovos, linhaça, peixe, banana, morango, limão, alface, cacau, vegetais na cor verde-escura (couve, brócolis), oleaginosas (abacate, castanhas, nozes e amêndoas), lentilhas, ervilhas e feijões.
ALIMENTOS QUE FORTALECEM O SISTEMA NERVOSO
1. Levedura de cerveja: por ser rica em vitaminas do complexo B, é um importante tonificante do sistema nervoso, que auxilia em casos de depressão, ansiedade, stress, apatia ou falta de apetite. Pode ser consumida em pó, misturada com suco ou iogurte. Caso opte-se por comprimidos, ingeri-los junto com as refeições, para melhor absorção dos seus nutrientes.
2. Aveia age no controle do sistema nervoso: acalma os casos de irritabilidade e ansiedade moderada, e favorece no desempenho intelectual. Curiosamente, é um alimento que provoca relaxamento e produz energia ao mesmo tempo. Pode ser consumida cozida, em sopas, assados cremes com canela, ou acompanhando frutas e iogurte.
3. Pólen, um complexo polivitamínico por excelência: anti- inflamatório, revitalizante celular e tônico do sistema nervoso, por conferir maior agilidade mental (rico em vitaminas do complexo B, colina, zinco, magnésio e enzimas). Pode-se ingerir 1 colher (sopa) de pólen moído pela manhã, misturado com um pouco de água, suco de fruta diluído ou iogurte.
UM CUIDADO ESPECIAL: O APORTE DE MAGNÉSIO
As alterações do sistema nervoso, como insônia, ansiedade, hiperatividade, irritabilidade e ataques de pânico, podem ser sintomas da falta de magnésio no organismo. Incluir no dia a dia alguns dos alimentos, ricos em magnésio, listados a seguir:
1. Cacau - 100 g de cacau em pó puro = 500 mg de magnésio e 100 g de chocolate amargo = 146 mg de magnésio;
2. Vegetais de folha verde escura: acelga, alface roxa, brócolis, couve e espinafre;
3. Frutas: abacate, ameixa, banana, pêssego e uvas;
4. Frutas oleaginosas: amêndoas, amendoins, castanhas de caju, avelãs e nozes;
5. Frutas secas: ameixa, damasco, figo, bananas e uvas;
6. Legumes: abóbora, batata, beterraba, quiabo e mandioca;
7. Leguminosas: ervilhas, grão de bico e lentilhas;
8. Sementes: gergelim, girassol;
9. Cereais integrais: arroz, aveia e milho.
DICAS PARA FORTALECER O SISTEMA NERVOSO
1. Manter uma alimentação balanceada e rica nos nutrientes acima relacionados;
2. Minimizar bastante o consumo de açúcar, gorduras (saturadas e industrializadas), aditivos químicos (comuns em alimentos industrializados) e bebidas alcoólicas: levam à destruição de neurônios, prejudicando, em especial, a concentração, o aprendizado e a memória - o ideal seria mantê-los fora da alimentação diária, consumindo-os em ocasiões especiais;
3. Não pular refeições, em especial o café da manhã: causa fadiga, exaustão mental, baixa na concentração e na capacidade intelectual, além de reduzir a velocidade do metabolismo e interferir na manutenção do peso ideal;
4. Não passar muitas horas sem se alimentar para garantir bom fornecimento de glicose: principal combustível para o funcionamento cerebral. Hipoglicemia (baixa glicose no sangue) pode lesar neurônios, irreversivelmente, comprometendo raciocínio e concentração;
5. Ingerir cera de 8 copos de água por dia;
6. Caminhar de 40 a 60 minutos cinco vezes por semana;
7. Praticar exercícios mentais moderados: leituras, estudos;
8. Praticar exercícios que requerem raciocínio: contas e jogos;
9. Combater o stress e a ansiedade;
10. Dormir bem, mantendo um sono reparador.
Maria das Graças Teixeira
Química e Nutricionista Clínica Funcional
Diretora da MGT Nutri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário