domingo, 17 de junho de 2018

Técnica evita queda de cabelo de pacientes com câncer

A apresentadora Ana Furtado, que enfrenta um câncer de mama em estágio inicial, anunciou em suas redes sociais que está fazendo crioterapia. O tratamento, ainda pouco conhecido, diminui as chances do cabelo cair durante a quimioterapia. O processo consiste em usar uma touca gelada, que resfria o couro cabelo em até -20ºC e contrai os vasos sanguíneos, impedindo que as substâncias da quimioterapia atinjam os bulbos capilares.

O procedimento é novo, só foi aprovado nos Estados Unidos em 2016 e chegou ao Brasil no ano seguinte. Por aqui. a técnica não tem cobertura pelos planos de saúde e cada sessão custa em torno de R$300.

Embora o tratamento seja eficaz, ele não garante 100% a queda dos fios. Isso depende da medicação e da resposta de cada paciente. Os oncologistas recomendam que durante o tratamento os pacientes não lavem os cabelos todos os dias e use apenas com shampoo infantil. Processos químicos também devem ser suspensos nesse período.

O indicado é utilizar a touca em todas as sessões de quimioterapia. Ela deve ser colocada cerca de 30 minutos antes, permanecer durante a quimio e ser retirada somente cerca de 90 minutos após a sessão terminar.

A crioterapia pode ser aplicada em pacientes diagnosticados com a maioria dos tipos de câncer, com exceção dos casos de pacientes com câncer hematológico, como a leucemia e o linfoma. A técnica não possui efeitos colaterais graves e costuma ser bem tolerada pela maioria dos pacientes em tratamento. O que pode ocorrer são sintomas como sensação de frio, dores de cabeça e tontura.

Pesquisas realizadas em vários países da Europa, onde a técnicas já é utilizada há mais tempo, mostram que a redução da taxa de alopecia variou de 49% até 100% em mais de 2 mil pacientes avaliadas.

Fonte: Catraca Livre
Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/tecnica-evita-queda-de-cabelo-de-pacientes-com-cancer/11914/7/ acesso em 17.06.18 às 15:30hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário