domingo, 6 de dezembro de 2015

Campanha do Laço Branco Homens pelo fim da violência contra mulher!

A Campanha Brasileira do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a eqüidade de gênero, através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos. As ações são desenvolvidas pelas instituições que integram a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG) e buscam reforçar a mobilização em torno do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres (06/12), instituído no calendário nacional com a aprovação da Lei 11.489, em vigor desde 2007. Em Diadema, a Lei Municipal nº 2.748, de 30 de maio de 2008, instituiu o dia 06/12 como o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, no âmbito municipal.

COMO A CAMPANHA DO LAÇO BRANCO COMEÇOU?

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “vocês são todas feministas!?”, esse homem começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. Lançaram assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Durante o primeiro ano da Campanha, foram distribuídos cerca de 100.000 laços entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentra um conjunto de ações e manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência. Dessa forma, a Campanha do Laço Branco passou a compor os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher.
16 Dias de Ativismo
Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
Chamar a atenção para a situação das mulheres negras, que sofrem opressão de gênero, de raça e de classe social.
 25 de Novembro – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulher
Homenagem às irmãs Mirabal, Minerva, Pátria e Maria Tereza, conhecidas como “Las Mariposas”, assassinadas no dia 25/11/1960. O 1º Encontro Feminista Latino Americano Caribenho definiu a data como o Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
 01 de Dezembro – Dia Mundial de Enfrentamento à Aids
Estimular a prevenção e diminuir a disseminação do vírus HIV. Estatísticas indicam crescimento significativo e preocupante de casos de mulheres contaminadas, inclusive, no Brasil, o governo lançou o Plano de Enfrentamento da Feminização da Aids e outras DST.
 06 de Dezembro – Dia da Campanha do Laço Branco
Um crime contra mulheres no Canadá  mobilizou um grupo de homens que se organizaram, elegeram o laço branco como símbolo e adotaram o lema: jamais cometer um ato violento contra mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.
 10 de Dezembro – Dia Internacional do Direitos Humanos
A data lembra que violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

 Denunciamos e nos opomos contra toda forma de violência porque toda manifestação de violência é uma violação dos Direitos Humanos!

http://blogs.odiario.com/padredivanpedro/tag/homens-pelo-fim-da-violencia-contra-mulheres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário