domingo, 3 de fevereiro de 2019

DIA MUNDIAL DO CÂNCER - 04.02

É uma data para comemorar?
Talvez...
Os avanços da medicina trazem esperanças de dias melhores.
Entretanto os benefícios oferecidos para diagnóstico e tratamento do câncer não estão disponíveis para uma parte da população. São pacientes que não possuem planos de saúde, pessoas que moram em cidades onde o acesso aos serviços médicos é precário.
Há pessoas que conseguem fazer um diagnóstico precoce e realizar o tratamento oncológico com brevidade. São as que possuem mais chance de ficar bem e retomar a sua vida. Outras pessoas demoram tanto em conseguir chegar ao diagnóstico que, muitas vezes, só irão fazer um tratamento paliativo. É como se houvesse uma seleção onde alguns são direcionados para o calvário...
Convém lembrar que o paciente de câncer precisa não só da medicina, mas de atenção familiar, de um suporte econômico financeiro que lhe permita desfrutar de uma alimentação adequada, de cuidados de higiene, de transporte e de muito afeto.
É preciso pois uma estrutura para ajudar cada paciente na busca da cura.
Os tratamentos disponíveis encontram-se em cidades polos e para esses locais são deslocados esses pacientes; alguns saem na madrugada de suas casas e a elas retornam à noite transportados nem sempre em condições adequadas, após terem passado por quimioterapia ou radioterapia. Nessas oportunidades nem sempre alimentam-se como deveriam e podem passar longos períodos do dia na espera por seu atendimento. Há pessoas que moram tão longe do local do tratamento que precisam residir temporariamente na cidade onde faz os procedimentos. Quando conseguem uma vaga numa casa de apoio estruturada suportam melhor a saudade de seu lar. Mas geralmente esses espaços mais humanizados nem sempre possuem leitos suficientes para atender a todos que precisam e, então esse pode também ser um entrave a um bom resultado.
Mas há sempre uma esperança de que o sistema público de saúde receba mais recursos, seja bem administrado e que o acesso seja igualitário.
Para as pessoas saudáveis, a campanha do dia Mundial do Câncer, quer chamar a atenção para um maior conhecimento dos sinais de alerta e fatores de risco, bem como uma maior atenção com o próprio corpo. Através de uma maior atenção poder perceber qualquer alteração. Para as autoridades, a campanha busca sensibilizar para a necessidade de garantia de que os exames para diagnóstico do câncer possam ser feitos em num máximo 30 dias, após solicitação médica. Essa intenção está em estudo no Senado através do Projeto de Lei nr. 143, de 2018.
Enfim se faz necessário o empenho de todos para mudarmos a realidade que temos!

Sueli Dias
Grupo Se Toque



Nenhum comentário:

Postar um comentário