sábado, 2 de fevereiro de 2019

INCA apresenta estudo com o tema sobrevivência ao câncer no Dia Mundial do Câncer

No Dia Mundial do Câncer, próxima segunda-feira, o INCA promove apresentação de estudo e debate com o tema sobrevivência ao câncer. O aumento da sobrevivência após o tratamento do câncer, embora não seja igual para todos os tipos, vem sendo melhor observado nas últimas três décadas. Baseado numa abordagem qualitativa,  o estudo Compreendendo a sobrevivência ao câncer na América Latina: os casos do Brasil, buscou compreender experiências e identificar necessidades de sobreviventes de quatro tipos de câncer: mama, colo do útero, próstata e leucemia linfoblástica aguda (LLA). O objetivo do estudo é subsidiar a formulação de políticas públicas para os pacientes após o término do tratamento. 
Os resultados do estudo, que foi coordenado pelo INCA e contou com a parceria da Universidade de Miami, do Instituto de Saúde Pública do México da Universidade Federal do Ceará, serão apresentados pela chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA, Liz Almeida, e pelo pesquisador Rildo Pereira da Silva.
Em seguida, haverá o debate Eu Sou e Eu Vou – tema definido pela União Internacional para o Controle do Câncer para o Dia Mundial do Câncer 2019. Falarão sobre sobrevivência ao câncer o coordenador de Assistência do INCA, Gélcio Mendes; a psicóloga Mônica Marchese, do Serviço de Psicologia do HC I; a enfermeira Carmen Lúcia de Paula, do Ambulatório de Sexualidade do HC II; o pesquisador Antonio Tadeu Cheriff, da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA; a pesquisadora Kátia Lerner, do Laboratório de Comunicação e Saúde da Fiocruz; e Leide Jane Gonçalves, sobrevivente de câncer. O debate será moderado pelo jornalista Rodolfo Schneider, da rádio Band News FM. 
O evento será realizado no auditório Moacyr Santos Silva, no prédio-sede do INCA, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelo portal do INCA.
 
Fonte: https://www.inca.gov.br/noticias/inca-apresenta-estudo-com-o-tema-sobrevivencia-ao-cancer-no-dia-mundial-do-cancer acesso em 02.02.19 às 17:25hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário