sábado, 2 de fevereiro de 2019

União Internacional para o Controle do Câncer convoca para mobilização pelo controle da doença

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day) é lembrado todo ano em 4 de fevereiro. A data é uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença, além da pressão sobre governos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer. 
O INCA é membro da UICC e tem como missão criar e repercutir ações de conscientização e mobilização sobre o câncer que sejam replicadas em todo o País. Por isso, na segunda-feira, dia 4, o INCA promove apresentação de estudo e debate com o tema sobrevivência ao câncer. Baseado numa abordagem qualitativa,  o estudo Compreendendo a sobrevivência ao câncer na América Latina: os casos do Brasil, buscou compreender experiências e identificar necessidades de sobreviventes de quatro tipos de câncer: mama, colo do útero, próstata e leucemia linfoblástica aguda (LLA). O objetivo do estudo é subsidiar a formulação de políticas públicas para os pacientes após o término do tratamento. 
Em seguida, haverá o debate Eu Sou e Eu Vou – tema definido pela UICC para o Dia Mundial do Câncer 2019. Falarão sobre sobrevivência ao câncer o coordenador de Assistência do INCA, Gélcio Mendes; a psicóloga Mônica Marchese, do Serviço de Psicologia do HC I; a enfermeira Carmen Lúcia de Paula, do Ambulatório de Sexualidade do HC II; o pesquisador Antonio Tadeu Cheriff, da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA; a pesquisadora Kátia Lerner, do Laboratório de Comunicação e Saúde da Fiocruz; e Leide Jane Gonçalves, sobrevivente de câncer. O debate será moderado pelo jornalista Rodolfo Schneider, da rádio Band News FM. 
O evento será realizado no auditório Moacyr Santos Silva, no prédio-sede do INCA, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelo portal do INCA.
slogan Eu sou e eu vou é um apelo ao compromisso pessoal e que se traduz no poder que uma ação individual, tomada no presente, tem de impactar o futuro. 
Cada um tem o poder de reduzir o impacto do câncer na sua vida, na vida das pessoas à sua volta e no mundo. 
É hora de firmar um compromisso pessoal pela redução de mortes pelo câncer. Você é parte desta história! 

Fonte: https://www.inca.gov.br/noticias/uniao-internacional-para-o-controle-do-cancer-convoca-para-mobilizacao-pelo-controle-da acesso em 02.02.19 às 17:33hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário