sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Diagnóstico do Câncer de Próstata

 A maioria dos cânceres de próstata é diagnosticada no momento do rastreamento da doença com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque retal. O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, tornando mais difícil o diagnóstico, mas em estágio avançado o diagnóstico se torna mais fácil principalmente devido aos sintomas que o paciente apresenta.

Se houver suspeita de câncer com base nos resultados dos exames de detecção precoce ou sintomas, serão necessários outros exames para elucidação diagnóstica. O diagnóstico final do câncer de próstata só pode ser feito com uma biópsia da próstata.

Histórico clínico e exame físico

Em caso de suspeita de câncer de próstata, o médico realizará o exame físico, incluindo o exame de toque retal. O exame de toque retal se realiza para poder saber a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula. O exame de toque também é utilizado junto com o PSA (antígeno prostático específico) quando se suspeita de câncer de próstata.

O médico também lhe fará perguntas sobre sintomas como problemas urinários ou sexuais, ou ainda dor óssea, o que poderia sugerir que o câncer se disseminou para os ossos.

Seu médico também pode examinar outras áreas do seu corpo e solicitar outros exames complementares.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 30/01/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.

Fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/diagnostico/773/149/ acesso em 27.11.20 às 06:19hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário