segunda-feira, 2 de novembro de 2020

GRUPO SE TOQUE PARTICIPA DE LIVE A CONVITE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA

 LIVE REFORÇOU A CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM O TEMA “CÂNCER DE MAMA”

A segunda live da Semana do Professor, promovida pela Secretaria Municipal da Educação e pelo Programa de Saúde na Escola – PSE trouxe na tarde de ontem (14), uma temática importante que faz alusão à campanha Outubro Rosa: Câncer de Mama – Diagnóstico, tratamento e prevenção, quanto antes melhor”.
Mediada pela professora Maria da Conceição Lagariça, chefe de gabinete da SME, a live teve na sua abertura, a participação da coordenadora do “Se Toque Grupo de Apoio para Pacientes de Câncer", Sueli Dias, que explanou sobre o trabalho realizado pelo Grupo e falou sobre as reações da mulher, da família, diante da doença, das mudanças do corpo e de como elas podem melhorar a sua autoestima. “O que a gente procura fazer é passar confiança, otimismo, encorajar, empoderar essa mulher, para que ela se torne a autora de sua própria história, para que ela não desanime e não cruze os braços”, disse. Sueli destacou que a cidade de Itabuna é um polo de referência para o tratamento de radioterapia e quimioterapia que atende pacientes de toda a região.
Em seguida, o médico oncologista e diretor médico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Dr. Eduardo Kowalski, explicou sobre o diagnóstico, formas de prevenção e os avanços da medicina no tratamento da doença e comentou que no Brasil, a incidência de câncer de mama está em torno de novos 60 mil casos por ano, mas que o índice de óbito fica em torno de 25%. “Dessa forma, as mulheres que desenvolvem o câncer de mama vão ter uma vida plena, tranquila e vão poder realizar todas as suas atividades”, falou.
Na oportunidade, o palestrante salientou que o principal meio que temos de dar ênfase é o diagnóstico precoce, através do autoexame, da mamografia e ultrassom das mamas. “Esse tipo de conduta faz com que a gente consiga dar um novo sentido à vida da mulher e evitar mutilações, que é um dos grandes problemas hoje no tratamento do câncer”, apontou.
Outro fator apontado por Kowalski, com relação ao câncer de mama, é que no Brasil ainda existem dificuldades extremas em realizar o diagnóstico precoce. “Há limitações no acesso à saúde pública primária, temos uma dificuldade de realizar exames de mamografia e ultrassonografia. Com a pandemia, percebemos um alto índice de pacientes com câncer em fase avançada por dificuldades de acesso ao sistema público de saúde, uma vez que este foi direcionado para tratar a COVID-19”, explicou.
Na opinião do médico, é preciso desenvolver cada vez, mais técnicas de saúde pública que visem evitar doenças em grau avançado. “Só assim, teremos êxito em tratar cada vez mais pessoas”, finalizou.
A live integrou a programação da Semana do Professor, voltada para os cuidados com a saúde e prevenção de doenças dos profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino e contempla o Dia do Professor, comemorado hoje (15).
A transmissão, feita pelo canal da Secretaria Municipal da Educação/NTM no YouTube, teve mais de 240 acessos e contou com a tradução para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, dos professores Thiago e Ádila. Para rever a palestra, basta acessar o link abaixo:
TEXTO PUBLICADO NO FACEBOOK PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITABUNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário