segunda-feira, 23 de abril de 2012

MENTE PODE ADOECER O CORPO!

A medicina tem conseguido provar através de pesquisas que muitos sintomas que surgem em nosso corpo são consequencia de distúrbios ou problemas originados na cabeça, ou seja, são frutos das nossas emoções e sentimentos. Esse reflexo da mente no corpo é objeto de investigação da psicossomática, um campo de estudo que analisa o surgimento de problemas físicos em virtude de fatores emocionais.
O professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, José Lorenzato, explica que na ausência de fatores orgânicos, deve-se observar se os sintomas têm origem em quadros de estresse emocional do paciente.
Ele adverte ainda que a manutenção da saúde mental e, consequentemente, do bem-estar físico é uma forma de prevenir doenças. Por isso, uma boa noite de sono, alimentação adequada e exercícios físicos regulares são bons aliados. "o descanso mental oferecido por uma noite bem dormida é fundamental para que o nosso cérebro se reorganize e coloque em dia atividades que vão regular nosso corpo", analisa.
http://www.medicina.ufmg.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário