quarta-feira, 11 de abril de 2012

RISCOS - OBESIDADE COMEÇA NA INFÂNCIA

O Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas, lançado pelo Ministério da Saúde em 2011, elenca um conjunto de medidas para reduzir os fatores de risco - obesidade, tabagismo e bebidas alcóolicas - para estas enfermidades. Uma das metas é a dedução da obesidade infantil.
O Ministério da Saúde tem fechado parcerias com diversos segmentos da sociedade civil e do setor produtivo para tornar a alimentação do brasileiro mais saudável.A manutenção do peso adequado desde a infância é dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta.
Estimativas sinalizam que 525 mil crianças e 140 mil adolescentes têm obesidade mórbida no País. Os maus hábitos alimentares dos estudantes brasileiros também podem ser constatados nos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. A avaliação apontou que apenas um terço dos alunos matriculados no ensino fundamental da rede privada consomem frutas ou hortaliças em cinco ou mais dias da semana. Já refrigerantes e frituras fazem parte da rotina alimentar de 40% dos alunos. Acordo entre o Ministério da Saúde e a Federação das Escolas Particulares difundirá entre os estabelecimentos de ensino básico, fundamental e médio as diretrizes do manual "Cantinas escolares saudáveis: promovendo a alimentação saudável"

Fonte: Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário