sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CONTROLAR E LIBERTAR AS EMOÇÕES


Cada vez mais se reconhece que os problemas emocionais representam pontos chave no desequilíbrio físico e que contribuem fortemente para a origem das doenças. As emoções e os seus efeitos secundários – tais como o stress digestivo e as perturbações do sono, etc – podem debilitar e enfraquecer o corpo e torna-lo susceptível às infecções e também causar outros problemas como a depressão. As emoções também podem desencadear surtos de doenças consideradas cronicas, muitos dos doentes com doenças auto-imunes testemunham que a doença surgiu ou se intensificou depois de vivenciarem periodos emocionalmente fortes e destabilizadores. Por estes motivos é essêncial aprender a “Controlar” e libertar as emoções – como Prevenção da doença e da depressão.

Mas então como podemos gerir as emoções de modo a que a resistência à doença possa ser forte?

Para a medicina Chinesa esta questão tem sido considerada de enorme relevância e tem sido estudada com grande interesse, com o fim de ajudar os pacientes na sua cura e também na prevenção da doença. Hoje, reconhece-se que as emoções podem ser causa directa para as doenças, e são também a causa mais directa para o aparecimento da depressão e de uma maioria dos desequilíbrios psíquicos.  Para o desencadeamento destes processos é essencial que haja uma auto responsabilização na cura emocional.

Como atingir o equilíbrio e harmonia emocional?

Na vida quotidiana, para a maioria das pessoas, é complicado saber gerir as influências externas e internas que interferem com as alterações de humor. A pessoa vê-se obrigada a conviver com humores como da alegria ou da raiva, e também de tristeza, etc. Quando se está em um “anormal” mau humor, deve-se tentar entrar num estado de dissociação para tentar gerir esse estado negativo e tentar direcciona-lo de forma positiva (a programação neuro-linguística é uma forma de trabalhar estas questões).Libertar a negatividade é a melhor forma de cura da doença física e emocional.

Controlar as emoções – Prevenção da doença e da depressão

Métodos:
  • Auto-controle - A Medicina Tradicional Chinesa considera que as sete emoções, ou seja, alegria, raiva, ansiedade, melancolia, tristeza, medo e terror, são, no extremo, uma das principais causas da doença. Portanto adaptação atempada, das emoções, a fim de impedi-los de ir ao extremo é um método eficaz de preservação da doença. Desde os tempos antigos, os especialistas em preservação da saúde acreditam que a raiva é o principal factor patogénico, a raiva excessiva pode prejudicar o fígado e também afectar o coração, estômago e cérebro. Assim, o controle da raiva é um importante método de ajustar as emoções. A essência é a de controlar as emoções através do pensamento racional, isto é, para cultivar a moralidade, um controle de modo consciente, e superar os impulsos emocionais. Como os antigos colocou: “Quando confrontados com algo irritante, deve-se considerar com calma o que é mais importante raiva ou de saúde? Esta comparação permitirá a pessoa a eliminar gradualmente a raiva.
  • Aprender a criar “saídas” para a raiva. Isto é para ajudar a recuperar de um equilíbrio psicológico por encontrar “saídas” adequadas para as emoções negativas acumulados na mente. Este método pode ser explicada em três partes:
  1. Libertação directa - Quando se está em grande sofrimento,a pessoa pode soltar um grito profundo para que se possa libertar de toda a tensão e sentir-se confortável após ao choque emocional e a toda a sua tristeza. Esta é uma medida benéfica à saúde, que ajuda a regular a circulação do sangue e, consequentemente, prevenir a depressão. Um grito de dor quando é grande, permite um derramar profundo de libertação do coração, quando se encontra num grande estado de  ira. Um profundo suspiro ou gemido quando preocupada, ou cantar de forma saudável quando se está em estados de alegria. As diferentes formas de expressão são utilizados para diferentes emoções, tudo para restaurar a mente para um estado de paz e tranquilidade. está é uma boa forma de Controlar as emoções – Prevenção da doença e da depressão com o reestabelecimento da harmonia
  2. Libertação controlada – em contraste com a libertação directa, esta medida destaca a libertação controlada e gradual da emoção reprimida na mente quando em mau humor. Por exemplo, pode-se entregar esta dor ou ira na forma de escrita, desabafos libertadores que ficam no papel, ou pode-se também  escrever poesia ou escrever artigos num blog de partilha para ajudar outras pessoas a superar os mesmos desafios. Esta é uma forma de  libertação emocional que permitirá a aquisição de um conforto e apoio psicológico, alargando a mente e, finalmente, tornar-se feliz e em paz. Este é um bom método para eliminar as emoções negativas.
  3. Existe o método de desviar a atenção ou dissociação. Este processo é também é conhecido como desvio de emoções, ou seja, mudar o foco da excitação e da dor, o princípio de que é uma pessoa livre de enredar pelas emoções tomar certas medidas para separar-se de factores de estímulo nocivo …. Por exemplo, quando em grande angústia ou depressão, pode-se ouvir uma peça de música favorita ou quando se está em grande dor após algum infortúnio, pode ficar com parentes ou amigos para um bom período de tempo, a mudança de ambiente e atmosfera pode desviar as emoções amargas, permitindo que se possa restabelecer a vida normal depois de acalmar a mente. Ou quando se está aflito por pensamentos perturbadores, pode-se fazer uma caminhada para que o ambiente da natureza podem relaxar e refrescar a mente e capacidade de pensar será restaurado.
Para ser possível o desencadeamento de todos estes processos de libertação a pessoa tem de ter a consciência que é necessário e fundamental estar em constante auto-observação para ter o completo entendimento dos padrões de pensamento e quais as origens emocionais desses mesmos padrões.
“Controlar” e libertar as emoções é a forma mais eficaz na Prevenção da doença e da depressão com o restabelecimento da harmonia.
Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org

Um comentário:

  1. Tentando administrar as emoções!!! Bom texto. Abraços,
    Iasmine

    ResponderExcluir