quinta-feira, 4 de julho de 2013

Campanha contra câncer de pele nas escolas começa em agosto

Curso à distância de 30 horas para educadores, concurso de redações e desenhos para estudantes e distribuição de 40 mil gibis da Turma da Mônica 'A Pele e o Sol' na rede municipal. Essas são algumas das iniciativas da campanha de prevenção do câncer de pele 'Sol, Amigo da Infância', lançada nesta terça (2) na escola Lúcio Floro (morro do José Menino) com assinatura de termo de cooperação técnica entre a prefeitura e a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Estado de São Paulo (SBD-RESP).

Em maio, já havia sido realizado primeiro treinamento para orientadores educacionais, que repassarão conhecimentos para professores e alunos. A campanha envolverá ao todo 15 mil alunos do 1º ao 5º ano.

"Além dos gibis, as escolas receberão DVD, também da Maurício de Sousa Produções, com orientações sobre o tema”, disse o presidente da SBD – RESP, Paulo Ricardo Criado. "É importante saber, por exemplo, que a cada queimadura com bolha na infância duplica-se o risco de câncer.”

O coordenador da campanha, Samuel Mandelbaum, professor titular de Dermatologia da Universidade de Taubaté (Unitau), explicou que campanhas nacionais para diagnóstico do câncer de pele já são feitas há cerca de dez anos. "Agora é a vez da prevenção”.

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa agradeceu a parceria da SBD-RESP, o apoio do Rotary Club Santos Oeste 4420 e da Irmã Ana, liderança local. "Nossa filosofia de governo é somar esforços. Sem participação da sociedade e da comunidade, não avançamos nos desafios.”

Uma explanação didática e divertida sobre o assunto foi feita pelo presidente do 2º Distrito Baixada Santista da SBD-RESP, Otávio de Moraes Jr., seguida de apresentação teatral de alunos do 4º ano A, que foram muito aplaudidos pela forma direta e espontânea com que abordaram a prevenção. Eles destacaram a necessidade, na praia, do uso de óculos, protetor, chapéu, guarda-sol e água.

Dicas

Evitar o sol entre 10h e 15h

Usar protetor solar com FPS 30 ou mais

Até 6 meses de idade, não tomar sol nem usar protetor solar

Fonte: Diário do Litoral in www.oncoguia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário